PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
É um programa destinado à formação de professores em exercício há menos de três anos na rede pública da Educação Básica que lecionam em área diversa daquela que atua, professores graduados não-licenciados, ou professores de nível médio formados na modalidade do curso Normal.
Visando cumprir o disposto no inciso II do artigo 11 do Decreto nº 6.755¹ de 29 de janeiro de 2009, que foi revogado pelo Decreto 8.752, de 09 de maio de 2016 , a Capes fomentou o programa PARFOR em regime de colaboração entre os Estados, Municípios, Distrito Federal e as Instituições Superiores.
No âmbito da Universidade de Brasília, o projeto PARFOR, sob a coordenação do Professor Rogério Basali, iniciou-se em 19 de agosto de 2013 com turmas especiais e exclusivas para os professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, ofertando os cursos de Ciências Naturais, Matemática e Pedagogia.
SAIBA MAIS
- Circular DEG/DAIA nº 03/2025 - Distribuição de Bolsas de Monitoria para 2025/1
- Circular nº 07/2025/DEG - Dedetização da reitoria no dia 04/04/2025 e funcionamento do DEG
- Circular Conjunta DEG/SAA nº 0003/2025 - Orientações para Comunidade Acadêmica em decorrência da greve dos servidores
- Circular nº 0002/2025/DEG/SAA - Orientações para ajuste de vagas em turmas ofertadas e criação de novas turmas antes do período de rematrícula
- Circular Conjunta nº 01/2025/DEG/SAA - Extensão do Prazo de Consolidação das Turmas 2024.2
- Circular DEG/DAIA Nº 14/2024 - Distribuição de Bolsas de Monitoria para 2024/2
- Circular Conjunta Nº 0001/2025/DEG/SAA - Orientações para consolidação antecipada de menção