DAPLI - Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas
A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (DAPLI) é responsável pela promoção de ações no âmbito dos cursos de Licenciatura da Universidade de Brasília. Essa Diretoria foi criada em 2021 por meio do Ato da Reitoria nº 06/2021 e vem se somar às ações da Coordenação de Integração das Licenciaturas, instituída pelo Ato do Decanato de Ensino de Graduação nº 14/2008, que há mais de uma década tem desenvolvido ações junto às licenciaturas da UnB.
A DAPLI tem entre seus principais objetivos o planejamento e a implementação de ações para que as Licenciaturas da UnB sejam, a cada dia mais, referências na formação inicial e continuada de professores, unindo excelência acadêmica, inovação e interação com a sociedade.
As ações da DAPLI se organizam em três linhas principais:
- Promoção da integração entre as Licenciaturas na UnB
- Intensificação e institucionalização do diálogo entre a UnB e a sociedade;
- Fomento constante para progressão da qualidade de formação inicial e continuada de professores, por meio de ações inovadoras e de excelência acadêmica.
A Diretoria conta com duas coordenações e duas comissões permanentes compostas por professores das licenciaturas e equipe técnica especializada em educação. As coordenações que compõem a DAPLI são: Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL) e Coordenação de Projetos Especiais (CPLlic). As Comissões são compostas por professores indicados pelas unidades acadêmicas e são denominadas Comissão Permanente das Licenciaturas e Comissão de Estágio das Licenciaturas.
A Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL) e a Coordenação de Projetos Especiais (CPLIC) são responsáveis por elaborar, acompanhar e avaliar os editais e projetos da DAPLI. Também atuam na realização de eventos, webinários, projetos de extensão como o UnB+Escola, seminários, fóruns das licenciaturas, palestras de formação, entre outros.
A DAPLI, juntamente com suas coordenações, comissões e equipe técnica, tem desenvolvido inúmeras ações, tais como: Canal no YouTube UnB+Educação, Projeto UnB+Escola, Polos de Integração UnB-Escola, Editais Licenciaturas em Ação e Edital Novo Ensino Médio, Boletim das Licenciaturas.
Ligados à DAPLI também estão os programas Residência Pedagógica e Programa de Iniciação à Docência (Pibid), ambos financiados pela CAPES/MEC e voltados para o aperfeiçoamento da formação dos licenciados por meio da imersão no cotidiano das escolas públicas.
Paulo Roberto Menezes Lima Junior
Diretor da DAPLI - Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas
Currículo
Graduado em Física pela UnB; mestre e doutor em Ensino de Física pela UFRGS. Tem pós-doutorado em Didática das Ciências Naturais pela Universidade de Estocolmo. Ganhou o prêmio CAPES de tese na área de Ensino. Na UnB foi coordenador do PPG em Educação em Ciências e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA). É editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (Qualis A1) e coordenador do Núcleo de pesquisa em Ensino de Fisica. Com base na sociologia da educação, investiga as desigualdades, lutas e políticas na educação em ciências.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2718754091231947