Política Integrada da Vida Estudantil
A Política Integrada da Vida Estudantil da Universidade de Brasília se constituiu a partir da criação de uma Comissão pelo Ato da Reitoria de n. 0517/2018 para elaboração de proposta integrada de política estudantil na UnB. Após algumas modificações em seu texto e na própria composição da Comissão, que se tornou permanente, hoje ela tem como objetivo o estímulo à permanência e à formação dos estudantes de graduação da UnB. Para isso, busca a otimização de tempo e qualidade no atendimento das demandas apresentadas pela comunidade discente, levando em consideração a diversidade do corpo estudantil, bem como o acompanhamento e o apoio aos discentes. A Política, em consonância com a missão da Universidade de Brasília de “ser uma instituição inovadora, comprometida com a excelência acadêmica, científica e tecnológica, formando cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade, respeitadas a ética e a valorização de identidades e culturas com responsabilidade social” deve considerar as necessidades e peculiaridades de cada estudante, além de atuar para a valorização e a potencialização das habilidades e para a superação das dificuldades dos estudantes. Sua implementação se dará através de programas, projetos, ações e serviços que terão como princípios norteadores cinco eixos integradores, fundamentais e indissociáveis, são eles: identificação, acolhimento, comunicação, assistência e acompanhamento/orientação, como especificado a seguir.
EIXO INTEGRADOR I: Identificação
Descrição: definição dos perfis que compõem a comunidade discente.
EIXO INTEGRADOR II: Acolhimento
Descrição: iniciação da vida acadêmica dos estudantes e integração destes à Universidade.
EIXO INTEGRADOR III: Comunicação
Descrição: divulgação e esclarecimento de informações relevantes para apropriação da política da vida estudantil por toda comunidade universitária.
EIXO INTEGRADOR IV: Assistência
Descrição: apoio ao estudante em suas necessidades a fim de promover sua permanência e sucesso na trajetória acadêmica.
EIXO INTEGRADOR V: Acompanhamento/Orientação
Descrição: conjunto de ações voltadas à instrução dos discentes quanto à sua inserção na vida estudantil e supervisão de seu desenvolvimento acadêmico.
Para garantir o acompanhamento da implementação da Política e as modificações que se façam necessárias ao longo de seu desenvolvimento, foi constituída a Comissão Permanente, que atualmente conta com os seguintes membros:
- Diêgo Madureira de Oliveira — Presidente (DEG);
- Olgamir Amancia Ferreira (DEX);
- Lúcio Remuzar Rennó Junior (DPG);
- Ileno Izídio da Costa (DAC);
- Henrique Soares de Melo (SAA);
- Paulo Cesar Marques da Silva (GRE).
É importante ressaltar que a Política Integrada da Vida Estudantil está em processo de desenvolvimento e implementação, e contará com consultas à comunidade acadêmica.