07 de Fevereiro de 2022

01 - Porque não tem vaga para todos os cursos no processo de mudança de curso?
A mudança e curso e a dupla diplomação fazem parte da política institucional de gestão de vagas residuais, ou seja, as vagas ofertadas nesses processos são aquelas não ocupadas nos processos seletivos primários, como vestibular, PAS e Acesso Enem, pois isso alguns cursos tiveram todas as vagas preenchidas.


02 - E quanto à dupla diplomação, também é só para alguns cursos?
As vagas de dupla diplomação seguem a mesma lógica, mas nesse caso o curso pode decidir por aumentar o número de vagas para atender mais classificados, mediante disponibilidade. Atentar para a retificação do edital que inclui agora essa informação!


03 - Quando será o ingresso dos selecionados?
Os classificados no edital aberto para inscrição até 13/02/2021 ingressarão no novo curso no próximo semestre, ou seja, 2022.1


04 - A dupla diplomação só se aplica para outra as habilitações do mesmo curso?
Não, é possível se candidatar a dupla diplomação para qualquer curso da UnB para o qual se tenha integralizado pelo menos 70% dos componentes (disciplinas).

 

05 - Preciso ter certificado de habilidade específica para solicitar dupla diplomação em Arquitetura ou Design Gráfico?
Sim. Os cursos que exigem habilidade específica estão marcados com um asterisco na tabela de vagas disponibilizada no edital.

 

06 - Quanto à mudança de turno, vai ter edital para essa opção?
Não existe mais edital de mudança de turno, pois turnos distintos são entendidos como cursos distintos. Assim, é possível “mudar de turno” por meio do mesmo edital DEG/SAA 01/2022, é só solicitar a mudança para o curso no turno desejado.

 

07 -  E o Edital para segunda graduação e para transferência?
Esses são os editais de PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR (DCS) e TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA (TF), voltados para o ingresso de candidatos externos. Esses só serão publicados após o resultado do edital de mudança de curso e dupla diplomação, seguindo a Resolução CEPE N° 126/2021.

 

 

 

 

02 de Fevereiro de 2022

21 de Maio de 2021

1. Sou calouro, preciso fazer a matrícula no SIGAA?

A matrícula nas disciplinas dos calouros é realizada automaticamente pela SAA, ou seja, não é necessário que o calouro monte sua grade horária no primeiro semestre do curso, pois ele começará o primeiro semestre automaticamente matriculado em todas as disciplinas da grade do primeiro semestre do seu curso.

 

Então, durante todo o período de solicitação de matrícula pelos estudantes o calouro não precisará se preocupar com sua matrícula em disciplinas, pois após o registro haverá a matrícula automática e o calouro poderá conferir, no SIGAA, a sua grade com matrículas nas disciplinas do primeiro semestre efetivadas.

 

2. Onde confiro o calendário para o semestre?

A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) é a responsável pelos Calendário de Matrícula em Disciplina e Calendário por Atividades. Vale a pena sempre conferir as datas pela página dos calendários de Graduação no site da SAA, pois eles sempre estarão atualizados (inclusive com a indicação da última atualização). Ou seja, o seguro, é sempre conferir as datas por lá.

 

3. Onde eu acho os códigos das disciplinas? Onde eu posso achar a oferta?

No Portal Público do SIGAA é possível pesquisar as disciplinas, por meio da opção Componentes Curriculares, selecionando a unidade responsável pela oferta. Desse modo, você pode consultar a lista de oferta antes do período de matrícula, o que ajuda no planejamento da matrícula. Na aba Estudante é possível acessar a tabela de correspondência entre os códigos de disciplinas utilizados no SIGRA e os códigos do SIGAA.

 

4. Como eu consigo ver as reservas específicas de cada disciplina?

Durante o período de matrícula, por meio do Portal do estudante no SIGAA, é possível acessar cada turma dos componentes curriculares e verificar a reserva de vagas daquela turma, bem como outros detalhes, como se sua matrícula é permitida naquele componente, se há reserva de vagas para matrizes curriculares específicas além de outros detalhes.

03 de Abril de 2021

02 de Abril de 2021

1 - Até quando posso pedir reintegração?
Pode ser solicitada a qualquer tempo.


2 - Como fazer o pedido de reintegração?
Faça sua solicitação de reintegração por meio de peticionamento eletrônico, seguindo as instruções do manual (link do manual), que explica o passo a passo para a solicitação de reintegração.

3 - Meu processo foi indeferido, o que faço?
O manual (link do manual) também traz as explicações de como interpor um recurso.

4 - O que faz com que um aluno seja desligado?
- Não cumprir quatro disciplinas do curso, com aproveitamento, em dois semestres consecutivos;
- Exceder o limite do tempo de permanência (jubilamento);
- Abandono (não ter registrado matrícula ou não ter obtido qualquer rendimento (menção SR) durante dois semestres consecutivos);
- Reprovar 3 vezes a mesma disciplina obrigatória.

 

01 - O que é a monitoria de graduação?

O programa de monitoria tem como objetivo promover a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática, e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

 

02 - Quem pode atuar como monitor?

Alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade de Brasília.

 

03 - Quais são os critérios para se candidatar à monitoria?

1°- Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade;

2°- Ter obtido aprovação na disciplina que pleiteia a monitoria, demonstrando domínio da mesma;

3°- Ter aprovação nos critérios adotados pelos professores responsáveis pela disciplina alvo da monitoria para a seleção dos interessados

4º- Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;

 

04 - Quero ser monitor. Onde e como posso realizar a minha inscrição?

O processo seletivo de monitores é de responsabilidade de cada professor responsável pela disciplina alvo da monitoria. Os interessados devem procurar os professores, seja ao final do semestre ou no período de matrícula, a fim de se informar sobre quando e como ocorrerá a seleção de monitores.

 

05 – Como a atividade de Monitoria é registrada no Histórico Escolar?

A atividade de Monitoria será registrada no SIGAA como componente curricular eletivo (módulo livre), com carga horária de 30 h.

 

06 - Posso ser monitor em mais de uma disciplina no mesmo semestre?

É vedado pelo que dispõe o art. 21 da Resolução CEPE 8/1990. Esta é a resolução vigente de Monitoria na UnB.

 

07 – Posso ser monitor mais de uma vez em uma mesma disciplina?

Sim. Será possível cursar a atividade de monitoria por até 5 vezes em uma mesma disciplina. No entanto, vale ressaltar que por ser uma atividade eletiva, há um máximo de horas que serão computadas no histórico escolar, não sendo possível ultrapassar 360 horas de atividades eletivas em qualquer curso de graduação.

 

08 - Preciso de uma declaração de que fui monitor. Onde devo solicitar?

Por ser um componente curricular com a denominação “Monitoria em...”, o próprio histórico Escolar servirá como comprovante da atividade de monitoria.

 

09 - Para quem devo informar a desistência da monitoria para a qual fui selecionado(a)?

A desistência deve ser comunicada ao professor responsável pela disciplina alvo, para que seu nome seja enviado à Coordenação/Secretaria de Graduação, para a exclusão de sua matrícula na atividade de monitoria dentro do SIGAA.

 

 

30 de Março de 2021