• Destaques

A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas (CPLic), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), informam a publicação do resultado definitivo da seleção de projetos submetidos ao Edital Conjunto DEG/DEX nº 40/2023 - Licenciaturas em Ação/2024.   Licenciaturas em Ação/2024, uma iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação, em parceira com o Decanato de Ensino de Extensão (DEX), objetiva fomento projetos com abordagens metodológicas inovadoras e de interação acadêmico- pedagógica entre docentes e discentes da UnB com as escolas de educação básica.   Nesta edição do Licenciaturas em Ação, serão concedidas 230 (duzentas e trinta) bolsas, prioritariamente, a estudantes de Cursos de Licenciaturas, distribuídas em 61 projetos voltados à educação básica e formação inicial e continuada de professores. Serão disponibilizadas 08 (oito) cotas de bolsas, que poderão ser utilizadas entre os meses de abril a novembro de 2024.   O valor da bolsa corresponde a R$ 700,00 (setecentos reais) e os selecionados deverão executar ações previstas nos projetos. A seleção dos estudantes acontece entre os dias 03 e 14 de abril de 2024 pela coordenação de cada projeto. Para conhecer mais a respeito do Licenciaturas em Ação, dos nomes dos projetos selecionados e chamadas dos seleção de estudante, acesse o link clicando aqui.   Atenciosamente,   Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas Decanato de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

O Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas é um projeto de caráter provisório idealizado pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Decanato de Pós-Graduação (DPG) e pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade de Brasília (UnB). Seguindo as orientações de distanciamento social e com o retorno das aulas na UnB de forma totalmente remota (resolução CEPE59/2020), o projeto funciona de modo inteiramente virtual e possui a finalidade de apoiar discentes e docentes da UnB no uso de ferramentas e plataformas tecnológicas institucionais, tais como Teams e Aprender/Moodle que viabilizam o desenvolvimento de atividades acadêmicas.

O Núcleo é formado por estudantes de graduação, pós-graduação e professores da UnB de diferentes áreas do conhecimento. Para facilitar a resolução das demandas da comunidade acadêmica, o núcleo está estruturado em 4 grandes áreas. As demandas são recebidas via e-mail especifico de cada grande área, exatas/engenharias/tecnologias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), humanas/sociais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), biológicas/saúde (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e linguística/artes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Ao todo, nove (09) professores são responsáveis pela orientação do projeto, auxiliando na resolução de dúvidas técnicas, na organização das escalas de horário de atendimento à comunidade acadêmica e mediando eventuais dificuldades de comunicação. Cada grupo de tutores é formado por 15 alunos que realizaram curso prévio de capacitação junto ao CEAD. Os tutores têm acesso a um ambiente de testes, onde podem explorar as funcionalidades de tais plataformas e contam ainda com tutoriais do Rotas de Inovação Universitária (RIU) da UnB.

INFORMATIVOS  icone expandir