Seguem algumas orientações gerais. A Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica – DAIA pode ser consultada a qualquer tempo para esclarecimento de dúvidas sobre o processo.

 

Para o(a) ESTUDANTE:

 

- Uma vez comunicado formalmente do desligamento, cabe ao estudante, se tiver interesse, solicitar sua reintegração.

- Não há edital, a solicitação pode ser feita a qualquer momento, mas é preciso estar atento aos prazos. O processo só pode ter início após comunicação formal sobre o desligamento, e a solicitação não será aceita passados dois anos do desligamento.

- Leia atentamente a Instrução Normativa CEG N° 0002/2017 antes de iniciar o processo (clique aqui). Tire suas dúvidas com o coordenador do curso, com algum membro da Comissão de Acompanhamento e Orientação (CAO), ou na Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA), na Reitoria.

- Faça sua solicitação de reintegração por meio de peticionamento eletrônico, seguindo as instruções do manual (link do manual), que explica o passo a passo para a solicitação de reintegração.

 

O esquema abaixo mostra, em linhas gerais, como solicitar a reintegração.

reintegracao

 

- Preencha cuidadosamente a solicitação e lembre-se de anexar todos os comprovantes, para facilitar a análise de seu pedido de reintegração.

- Lembre-se de anotar o número do processo para que você possa acompanhar a tramitação

- Caso seu pedido seja indeferido e você queira entrar com recurso, o manual (link do manual) também traz as explicações de como interpor um recurso.

- Caso seu pedido seja deferido, procure imediatamente o professor indicado pelo colegiado do curso para te orientar quanto a estratégia a ser adotada para sua recuperação acadêmica.

- Lembre-se, estudante reintegrado está, necessariamente, cumprindo condição, e pode ser novamente desligado caso não a cumpra.

 

Para o(a) SECRETÁRIO(A) do curso ou da Unidade:

 

- Ao receber o processo, anexar o histórico escolar do(a) estudante e encaminhar para o(a) coordenador(a) do curso.

- Após a deliberação do colegiado de graduação sobre a solicitação de reintegração, o processo deverá ser encaminhado à CAO, com a indicação do professor orientador que irá acompanhar o discente, em caso de deferimento do pedido.

 

Para o(a) COORDENADOR(A):

 

- É imprescindível a atenção aos prazos. O processo deverá ser designado a um relator, que apresentará seu parecer ao colegiado de graduação, para apreciação e deliberação. Após a decisão do colegiado de graduação, o processo deverá ser encaminhado, via SEI, à CAO.

- Aproveite as informações geradas na análise dos processos de reintegração do seu curso para sinalizar ao próprio curso e ao DEG medidas institucionais necessárias para melhoria da graduação na UnB.

- No caso de deferimento de reintegração, não há necessidade de elaboração de plano de estudo no âmbito do processo, e sim a indicação de um professor orientador, uma vez que a Instrução Normativa estabelece uma condição única para todo aluno reintegrado.

- A data limite para matrícula de estudantes reintegrados após início do semestre letivo deve ser observada no calendário acadêmico divulgado pela SAA (http://saa.unb.br/graduacao/61-calendario-por-atividades).

- É importante avaliar a vinculação do estudante a algum programa institucional com recebimento de bolsas e o impacto do desligamento e tempo do processo de reintegração na perda do(s) benefício(s) e consequentemente nas condições de permanência, em caso de reintegração.

- A comunicação do resultado deve ser registrada no processo, conforme prevê a Instrução Normativa CEG N° 0002/2017 (http://deg.unb.br/images/legislacao/intrucao_normativa_ceg_0002_2017.pdf). Isso pode ser feito por meio de envio de e-mail ao estudante dentro do próprio processo no SEI, ou anexando cópia da mensagem enviada e respondida, ou ainda cópia de atestado de ciência assinado pelo estudante.

 

Para o(a) RELATOR(A):

 

- É de suma importância a leitura atenta da Instrução Normativa CEG N° 0002/2017 (http://deg.unb.br/images/legislacao/intrucao_normativa_ceg_0002_2017.pdf), principalmente seu Artigo 4°, que define os critérios para reintegração, que estão pautados na efetiva possibilidade de conclusão do curso por parte do estudante, e não na mera análise documental. O novo formulário foi desenvolvido no intuito de facilitar tal análise.

- Todo processo deve contar com o histórico e demais comprovantes, ferramentas para uma análise mais acurada da situação do estudante. Caso o processo não tenha algum desses itens, solicite à secretaria a inclusão e devolução o mais rapidamente possível.

- O contato pessoal com o estudante, por meio de entrevista, possibilita maior compreensão sobre os fatores geradores do desligamento e, com isso, mais elementos para análise e proposição de ações efetivas, em caso de reintegração. Se optar por esse procedimento, durante a entrevista, pode ser sondada junto ao estudante a identificação do mesmo com algum professor com vistas à indicação de um orientador que o acompanhe no caso de reintegração.

- O relator pode solicitar apresentação de documentos suplementares antes da emissão do seu parecer.

- O parecer deve ser redigido por meio de preenchimento do formulário “Parecer Relator – Reintegração”, disponível no SEI. O mesmo deve ser integralmente respondido e assinado eletronicamente.

 

Para o(a) PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):

 

- A condição AUTOMÁTICA para estudantes reintegrados é a de cursar, com aprovação, quatro disciplinas (obrigatórias e/ou optativas e/ou módulo livre) distribuídas ao longo de dois semestres consecutivos. Tal medida visa evitar novo desligamento no semestre de retorno ao curso, e deve ser levada em consideração na elaboração de uma estratégia de estudo.

- Em caso de repetidas reprovações em uma mesma disciplina, avaliar o melhor momento de cursá-la e estratégias que minimizem a possibilidade de nova reprovação e consequente desligamento.

- Apresentar ao estudante as oportunidades acadêmicas da universidade que atendam às necessidades do mesmo e encaminhá-lo aos setores responsáveis.

 

Perguntas Frequentes

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