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    A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas (CPLic), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), informam a publicação do resultado definitivo da seleção de projetos submetidos ao Edital Conjunto DEG/DEX nº 40/2023 - Licenciaturas em Ação/2024.   Licenciaturas em Ação/2024, uma iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação, em parceira com o Decanato de Ensino de Extensão (DEX), objetiva fomento projetos com abordagens metodológicas inovadoras e de interação acadêmico- pedagógica entre docentes e discentes da UnB com as escolas de educação básica.   Nesta edição do Licenciaturas em Ação, serão concedidas 230 (duzentas e trinta) bolsas, prioritariamente, a estudantes de Cursos de Licenciaturas, distribuídas em 61 projetos voltados à educação básica e formação inicial e continuada de professores. Serão disponibilizadas 08 (oito) cotas de bolsas, que poderão ser utilizadas entre os meses de abril a novembro de 2024.   O valor da bolsa corresponde a R$ 700,00 (setecentos reais) e os selecionados deverão executar ações previstas nos projetos. A seleção dos estudantes acontece entre os dias 03 e 14 de abril de 2024 pela coordenação de cada projeto. Para conhecer mais a respeito do Licenciaturas em Ação, dos nomes dos projetos selecionados e chamadas dos seleção de estudante, acesse o link clicando aqui.   Atenciosamente,   Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas Decanato de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

RESUMO

Tendo em vista o início da aplicação do novo currículo planejado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, este projeto de extensão pretende darcontinuidade no acompanhamento e avalição de sua aplicação em caráter piloto no ano de 2021. A metodologia prevê a realização de leituras dirigidas sobretemáticas voltadas ao currículo do ensino das Ciências da Natureza e a Educação de maneira geral, aos desafios docentes na área, as metodologias e opçõesdidático-metodológicas utilizadas na implementação do currículo, incluindo a discussão sobre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, que no DistritoFederal organizam-se a partir de três formatos que se complementam: as eletivas orientadas, as trilhas de aprendizagem e o projeto de vida. O projeto também visadar continuidade as ações desenvolvidas em 2020, no qual foram acompanhadas turmas virtuais onde estavam ocorrendo as experiências piloto de implementaçãodo novo currículo. Porém, neste ano de 2021, nosso foco será a qualificação teórica dos extensionistas para a produção de artigos visando discutir os dadosempíricos das respostas obtidas através de questionário online, assim como, realizar entrevistas semiestruturadas com os/as professores/as. Esperamos que oprojeto possa trazer dados empíricos e reflexões teóricas que auxilie de maneira crítica e autônima a implementação da Reforma do Ensino Médio no DistritoFederal, visando a qualificação acadêmica dos participantes e contribuindo na construção de um ensino público, democrático, gratuito e de qualidade.

 

Grupo de Pesquisa

Ano de Publicação: 2021

 

PARTICIPANTES

Coordenador: Khalil Oliveira Portugal (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

MATERIAIS

Arquivo de exemplo.pdf

Link do youtube

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