• Destaques

    A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas (CPLic), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), informam a publicação do resultado definitivo da seleção de projetos submetidos ao Edital Conjunto DEG/DEX nº 40/2023 - Licenciaturas em Ação/2024.   Licenciaturas em Ação/2024, uma iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação, em parceira com o Decanato de Ensino de Extensão (DEX), objetiva fomento projetos com abordagens metodológicas inovadoras e de interação acadêmico- pedagógica entre docentes e discentes da UnB com as escolas de educação básica.   Nesta edição do Licenciaturas em Ação, serão concedidas 230 (duzentas e trinta) bolsas, prioritariamente, a estudantes de Cursos de Licenciaturas, distribuídas em 61 projetos voltados à educação básica e formação inicial e continuada de professores. Serão disponibilizadas 08 (oito) cotas de bolsas, que poderão ser utilizadas entre os meses de abril a novembro de 2024.   O valor da bolsa corresponde a R$ 700,00 (setecentos reais) e os selecionados deverão executar ações previstas nos projetos. A seleção dos estudantes acontece entre os dias 03 e 14 de abril de 2024 pela coordenação de cada projeto. Para conhecer mais a respeito do Licenciaturas em Ação, dos nomes dos projetos selecionados e chamadas dos seleção de estudante, acesse o link clicando aqui.   Atenciosamente,   Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas Decanato de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

Em 2012 e 2013, a Capes, por intermédio da Diretoria da Educação Básica¹, lançou o programa Life - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, com uma comunicação transversal com os demais programas como Pibid, Prodocência, Parfor e outros, tendo como objetivos:

  • Oferecer aos professores a oportunidade de uma formação com conhecimentos tecnológicos,
  • Promover um ambiente aberto ao diálogo interdisciplinar;
  • Domínio dos equipamentos e das novas linguagens tecnológicas presentes na sociedade
  • Criar laboratórios interdisciplinares de formação de educadores.

 

Os projetos selecionados puderam receber recursos de capital para aquisição de bens aos laboratórios. Com isso possibilitou a criação e a reestruturação de diferentes laboratórios com fins pedagógicos nas Universidades.

        

De acordo com o Relatório da Capes do Programa LIFE 2013, essa ação tinha como propósito estimular a criação de espaços de uso comum e coletivo nos ambientes ou dependências das IE´s. Esse documento acrescenta outras características a estes laboratórios:

...incentivar a interação entre diferentes práticas pedagógicas, a elaboração de materiais didáticos de carácter interdisciplinar; o uso de tecnologias e inovações educacionais e a articulação entre os programas da Capes relacionados à Educação Básica. (BRASIL,2013, pág.26)

A Universidade de Brasília participou do programa LIFE por meio do edital Capes 35/2012, entre 04/12/12 a 04/12/2014, coordenado pela prof.ª. Ruth Gonçalves de Faria Lopes (FE/UnB). Foi composto por 4 (quatro) subprojetos:

  • Laboratório de Visualização Interação e Simulação- L-VIS – coordenador – Profº Edison Ferreira Pratini;
  • Laboratório Interdisciplinares de Formação de Educadores-Life- FE- coordenadoras: profª. Maria Emília Gonzaga de Souza e profª. Leda Maria Rangearo Fiorentini
  • Laboratório de Incubadora de Projetos para Formação de Professores- Lipro- Glauco Falcão
  • Rede de Laboratório Associados para Formação de Professores- ReLAFOP- coordenador: profª. Delano Moody Simões da Silva Rosana de Castro.

  

¹. Denomina-se, atualmente, Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica.

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