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    A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas (CPLic), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), informam a publicação do resultado definitivo da seleção de projetos submetidos ao Edital Conjunto DEG/DEX nº 40/2023 - Licenciaturas em Ação/2024.   Licenciaturas em Ação/2024, uma iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação, em parceira com o Decanato de Ensino de Extensão (DEX), objetiva fomento projetos com abordagens metodológicas inovadoras e de interação acadêmico- pedagógica entre docentes e discentes da UnB com as escolas de educação básica.   Nesta edição do Licenciaturas em Ação, serão concedidas 230 (duzentas e trinta) bolsas, prioritariamente, a estudantes de Cursos de Licenciaturas, distribuídas em 61 projetos voltados à educação básica e formação inicial e continuada de professores. Serão disponibilizadas 08 (oito) cotas de bolsas, que poderão ser utilizadas entre os meses de abril a novembro de 2024.   O valor da bolsa corresponde a R$ 700,00 (setecentos reais) e os selecionados deverão executar ações previstas nos projetos. A seleção dos estudantes acontece entre os dias 03 e 14 de abril de 2024 pela coordenação de cada projeto. Para conhecer mais a respeito do Licenciaturas em Ação, dos nomes dos projetos selecionados e chamadas dos seleção de estudante, acesse o link clicando aqui.   Atenciosamente,   Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas Decanato de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

 

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O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes, cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. Tem como objetivos o desenvolvimento de currículos e metodologias inovadoras, e a proposição de estratégias para o aperfeiçoamento de professores dos cursos de licenciaturas. A Capes lançou os editais nº 05/2007; nº 02/2008, nº 28/2010 e 19/2013.

 

De acordo com o Relatório de Gestão da DEB/CAPES (2009-2014), esta ação buscou promover aspectos da interdisciplinaridade nos seguintes aspectos: a) ampliação da estrutura curricular e da arquitetura gerencial dos cursos de formação de professores; b) promoção de oportunidade de uma construção de conhecimentos multidisciplinares contextualizados e com elevado padrão de qualidade..

 

A Universidade de Brasília participou desde o primeiro edital do programa, tendo como coordenadora a profa. Maria Isabel Montandon, com o projeto institucional denominado “Formação de Professores: ação-reflexão-inovação” e, em seguida, a profa. Rozana Reigota Naves (IL), que assume o projeto e participa de edital posterior com o projeto institucional “Licenciatura em Rede: A pesquisa na e sobre a formação docente”, com o objetivo principal de implementar um espaço de investigação sobre os cursos de licenciatura  presencial e a distância.

 

Professores e áreas participantes do programa:

Nome Instituição
Jeane Rotta Ciências Naturais /FUP
Daniel Cantanhede Behmoiras Faculdade de Educação Física
Eloísa Nascimento Pilati Instituto de Letras
Francisca Cordelia Oliveira da Silva  Instituto de Letras
José Mauro Barbosa Ribeiro Teatro
Maria Clarisse Vieira Faculdade de Educação
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo Música/IdA
Ricardo Gauche IQ/UnB
Sayonara de Amorim Gonçalves Leal Ciências Sociais
Rosana Andréa Costa de Castro Artes Visuais/IdA

 

A participação no programa PRODOCÊNCIA teve como um de seus resultados, a publicação dos livros “Trajetórias das Licenciatura da UnB: A experiência do Prodocência em Foco”, organizado pela professora Maria Lídia Bueno Fernandes e “ Trajetória das Licenciaturas da UnB: Formação de Professores: ação-reflexão-inovação”, organizado pela professora Rozana Reigota Naves. 

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