• Destaques

    A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas (CPLic), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), informam a publicação do resultado definitivo da seleção de projetos submetidos ao Edital Conjunto DEG/DEX nº 40/2023 - Licenciaturas em Ação/2024.   Licenciaturas em Ação/2024, uma iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação, em parceira com o Decanato de Ensino de Extensão (DEX), objetiva fomento projetos com abordagens metodológicas inovadoras e de interação acadêmico- pedagógica entre docentes e discentes da UnB com as escolas de educação básica.   Nesta edição do Licenciaturas em Ação, serão concedidas 230 (duzentas e trinta) bolsas, prioritariamente, a estudantes de Cursos de Licenciaturas, distribuídas em 61 projetos voltados à educação básica e formação inicial e continuada de professores. Serão disponibilizadas 08 (oito) cotas de bolsas, que poderão ser utilizadas entre os meses de abril a novembro de 2024.   O valor da bolsa corresponde a R$ 700,00 (setecentos reais) e os selecionados deverão executar ações previstas nos projetos. A seleção dos estudantes acontece entre os dias 03 e 14 de abril de 2024 pela coordenação de cada projeto. Para conhecer mais a respeito do Licenciaturas em Ação, dos nomes dos projetos selecionados e chamadas dos seleção de estudante, acesse o link clicando aqui.   Atenciosamente,   Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas Decanato de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

1. Ciências Biológicas - Profª Cristiane Rodrigues Menezes Russo e profº Samuel Molina Schnorr

Objetivos: a) Contribuir para a formação inicial de professores de biologia por meio da implementação de atividades de ensino com a utilização de vários tipos de linguagens para desenvolver os conteúdos curriculares de biologia em uma abordagem contemporânea e inclusiva. b) Aprimorar a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, por meio de propostas inovadoras e práticas metodológicas inclusivas; c) Colaborar para a visibilidade e a valorização do curso de Licenciatura Ciências Biológicas, bem como do professor como profissional da educação; d) Ampliar e melhorar o ensino de Biologia nas escolas da região do Distrito Federal, mediante a utilização de metodologias inovadoras aliadas às práticas pedagógicas e ao contato próximo entre Universidade e Escola. 

 

2. Ciências Naturais -  Profª Viviane Aparecida da Silva Falcomer

Objetivos: Desenvolver processos formativos orientados na formação inicial e continuada de professores de ciências naturais por meio de atividades de ensino e pesquisa, promovendo reflexões e análises acerca da práxis. - Aprimorar estratégias de ensino em ciências naturais, com fundamentações teórico-metodológicas sobre o ensino de ciências; Ampliar os processos de reflexão e análises acerca da prática pedagógica para o desenvolvimento de cidadãos crítico-reflexivos através do ensino de ciências em escolas públicas do Distrito Federal. 

 

3. Filosofia - Profº Rogério Alessandro de Mello Basali

Objetivos: Proporcionar por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, o enriquecimento da experiência de formação docente no Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade de Brasília, observando o estudo e a vivência do trabalho docente na escola, na comunidade e na universidade, contribuindo dessa forma para o processo de formação docente a partir da experiência imersiva no contexto escolar. Promover a epistemologia da prática de ensino como eixo orientador para as ações a serem desenvolvidas nas escolas, vinculando pesquisa, ensino e extensão. Objetivos Específicos:  Promover os contatos iniciais dos licenciandos com as escolas;  Pensar e discutir as práticas de ensino em conjunto com profissionais inseridos no contexto da instituição escolar e da sala de aula; Reconhecer as possíveis dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem nas turmas acompanhadas; Pensar formas para a superação das dificuldades observadas e vivenciadas; Formular estratégias de ação e planejar práticas de ensino inovadoras; Experimentar de forma reflexiva e criativa o dia a dia da escola; Organizar pesquisas sobre a experiência docente e a realidade escolar, coletando dados do cotidiano para possíveis elaborações de projetos; Apropriação das orientações presentes em documentos de referência como a BNCC, Currículo em Movimento para o Novo Ensino Médio e Programa de Avaliação Seriada – PAS/UnB; Uso das TICs nos contextos de ensino e aprendizagem; Experimentar práticas inovadoras de ensino, vinculando teoria e prática. Reconhecer a potencialidade e propor atividades sobre o componente Projeto de Vida, presente no NEM; Produzir material de apoio às práticas de ensino. 

 

4.Física -Profª Vanessa Carvalho de Andrade

Objetivos: (a) Estruturar e consolidar grupos de trabalho (GT’s), envolvendo licenciandos de Física e profissionais de diferentes níveis de ensino na área de Física, voltados para a pesquisa, desenvolvimento e ação colaborativos nas áreas envolvidas no programa; (b) Promover a articulação entre a licenciatura em Física da UnB e a Rede de Educação Básica do Distrito Federal a partir de um projeto fundamentado de formação docente; (c) Possibilitar o contato dos Licenciandos com o Currículo em Movimento, Base Nacional Curricular Comum e Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio na prática escolar, a partir da colaboração junto o Professor supervisor; (d) Possibilitar ao professores de ensino fundamental, médio e superior envolvidos no Programa uma permanente reflexão e atualização de suas práticas educativas; (d) Produzir coletivamente planos de aulas, avaliações, sequências didáticas e projetos de ensino por investigação que possam dar suporte a práticas pedagógicas inovadoras; (e) Gerar relatos de experiências vivenciadas e devidamente registradas e apresentadas, escrita e oralmente (relatórios, debates e seminários) com destaque para aspectos teóricos, metodológicos e instrucionais diretamente vinculados à prática docente; (f) Criar um portfólio de materiais didáticos para uso regular nas aulas de Física da Educação Básica. Finalmente, o projeto busca a inserção do(a)s Licenciando(a)s em um contexto de Ensino de Física Contemporâneo, com aporte teórico atualizado, assumindo metodologias ativas de aprendizagem, ensino por investigação e a incorporação das tecnologias digitais na prática docente. 

 

5. Geografia - Profº Fernando Luiz Araújo Sobrinho

Objetivos: A proposta a ser implementada objetiva impulsionar o ensino de Geografia, através de projetos de pesquisa envolvendo docentes, discentes em formação no curso de Licenciatura em Geografia presencial e EAD e os discentes da Educação Básica, a partir da interação entre todos os sujeitos do subprojeto. A princípio, a proposta é direcionada à área de Geografia, mas poderá envolver outras áreas do conhecimento. O desenvolvimento do subprojeto estará em consonância com o calendário letivo da rede pública e neste sentido buscará inserir os sujeitos num processo de ensino e aprendizagem no qual experimentarão o ensino pela definição de temas geográficos, sua problematização e intervenção no ambiente escolar. Para Callai (1998), no ensino de Geografia é necessário desenvolver conceitos importantes e constitutivos da própria vida dos discentes a partir da interação dialógica entre categorias de análise, conceitos e temas da Geografia. O entendimento das categorias de análise e a construção de conceitos que expliquem essas categorias é o grande desafio do ensino de Geografia, especialmente em razão de oferecer ao discente a oportunidade dele mesmo construir seu conhecimento. A aprendizagem por projetos de pesquisa é uma forma produtiva de fazer conhecimento a partir da interação professor e aluno. O discente deve compreender as razões de ir à escola, e de como este espaço é importante na sua formação. Dar sentido ao ensino de Geografia, a vivência no ambiente escolar e sua relação com a realidade, é proporcionar ao aluno em sua plenitude, a oportunidade de ser autônomo e participante em seu processo de formação. Durante toda a Educação Básica o aluno deve buscar conhecer-se conhecendo a realidade, e vice-versa, para então entender o sentido das coisas, do mundo, de tudo. Na caminhada pela Educação Básica, e pelo ensino de Geografia por meio da pesquisa, o aluno estará, mais do que nunca, conhecendo-se a si próprio. Os temas devem partir dos próprios alunos ou mesmo sugeridos pelos professores. O fato é que deverão permanecer como sugestões e nunca como imposições ainda que tenham sido elaborados seguindo a um norte. Entretanto, não se deve esquecer qual foi o direcionamento que o proponente entendeu ser pertinente, além do que, muitos outros poderão ser apresentados. O conteúdo proposto em Geografia deve abordar o Espaço Geográfico em suas diversas dimensões e escalas de análise ou as diferentes categorias de análise da Geografia. Com isso, o estudante pesquisador aprenderá ou apreenderá esses conceitos pela via da inteligência, da descoberta, da vivência. Os conceitos aprendidos assim não são passageiros, ao contrário, são duradouros e dão mais sentido aos estudos de geografia e, consequentemente, contribuem, de forma incisiva, para que, de fato, o aluno conhecendo a geografia possa então por conta própria entender o significado da máxima “conhece-te a ti mesmo”. Os objetivos específicos do subprojeto do PIBID em Geografia da Universidade de Brasília, são: 1) Caracterizar e conhecer a realidade da comunidade escolar aonde a escola pública se encontra localizada; 2) Identificar a partir da análise da proposta curricular temas relacionados ao ensino de Geografia e correlacionar estes temas à realidade do discente; 3) Problematizar os temas do ensino de Geografia e propor interações com os discentes, a partir de projetos de intervenção na realidade escolar envolvendo os diferentes sujeitos do processo; 4) Oportunizar o uso de categorias de análise e da construção de conceitos para a operacionalização dos temas do ensino de Geografia na Educação Básica; 5) Destacar os temas, as categorias de análise, os conceitos e sua potencialidade na realidade dos sujeitos; 6) Construção de materiais didáticos e propostas de intervenção potencializando a aprendizagem significativa, a construção da autonomia e o envolvimento dos sujeitos; 7) Reforçar o papel transformador da educação e do ensino de Geografia, a partir do reconhecimento dos temas significativos e da intervenção na realidade; 8) Apoiar a escola pública, os profissionais da educação e os educandos no processo de formação; 9) Oportunizar momentos de intervenção do discente do ensino superior na educação básica, proporcionando a formação do futuro docente; 10) Destacar o papel do professor, do discente pesquisador e a importância dos projetos de ensino em Geografia.

 

6. História - Profª Susane Rodrigues de Oliveira

Objetivos: 1. Utilizar a pesquisa-ação como estratégia metodológica de aprendizagem e aperfeiçoamento da docência profissional, focando na formação do/a professor/a pesquisador/a de História para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental; 2. Promover a inserção dos/as licenciandos/as nas escolas-campo com vistas ao reconhecimento dos desafios, problemas, expectativas, saberes e práticas ligadas ao trabalho docente na disciplina de História para os anos finais do Ensino Fundamental; 3. Desenvolver leituras, reflexões e estudos sobre cultura escolar, memória histórica, historiografia, temporalidades, identidades, BNCC, Currículo em Movimento do DF, livros didáticos (PNLD), aprendizagens, saberes docentes, planejamentos didáticos, metodologias ativas, interdisciplinaridade, direitos humanos, violência, relações étnico-raciais, gênero, Lei 11.645/08, “atitude historiadora”, fontes históricas e tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de História; 4. Proporcionar aos/às licenciandos/as e professores/as supervisores/as situações de aprender a elaborar, executar e avaliar projetos de pesquisa e de ensino de História; 5. Desenvolver projetos de pesquisa-ação – colaborativa e participativa – para a inovação e aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem da História nas escolas-campo; 6. Elaborar, experimentar e avaliar materiais didáticos e planos de ensino de História voltados para o atendimento das necessidades formativas e curriculares específicas de cada escola-campo. 7. Produzir e divulgar conhecimentos sobre o ensino-aprendizagem da História na Educação Básica.

 

7. Letras - Língua Portuguesa: Profº Pedro Mandagará Ribeiro

Objetivos: a) Contribuir para o aprimoramento do trabalho com a literatura nas aulas de língua portuguesa e literatura da rede de ensino pública do Distrito Federal. A partir de conversas com alunos, gestores e professores, assim como da orientação de relatórios de estágio docência em literatura, chegamos a um diagnóstico de que, usualmente, o trabalho com a literatura ocupa um lugar subsidiário dentro de disciplinas de Língua Portuguesa, resumindo-se, muitas vezes, à descrição de períodos e movimentos e ao trabalho com trechos ou resumos de obras. Paralelamente, diagnosticou-se que, nas aulas de língua portuguesa, é rara a aplicação da Lei 11.645 de 2008, que determina o trabalho com história e cultura afro-brasileira e indígena. Pretendemos incentivar o contato direto com obras literárias, tanto enfatizando a leitura de obras integrais que lidem com questões afro-brasileiras ou indígenas, quanto trabalhando com a criação literária em diversos gêneros. Para tanto, os bolsistas de Iniciação à Docência deverão conhecer as realidades escolares em que irão atuar e, em conjunto com os professores supervisores, propor maneiras de atuação que promovam a leitura e a criação literária. Acreditamos que a formação de leitores críticos pode contribuir para uma prática pedagógica antirracista e consciente da sociedade e do mundo. b) Conhecer as possibilidades do ensino de literatura dentro dos marcos regulatórios renovados nos últimos anos (como a BNCC). c) A partir da investigação e da pesquisa voltada à prática docente, fomentar a formação dos bolsistas de Iniciação à Docência como sujeitos críticos e autônomos. Não pretendemos levar conteúdos prontos e acabados a serem transmitidos, mas informar e incentivar um debate em que seja construída uma compreensão sobre a prática. d) Fortalecer a relação entre leitura literária e escrita e entre teoria da literatura e ensino de literatura, diminuindo a percepção de distanciamento entre a formação na licenciatura e a prática escolar. e) Desenvolver e aprimorar o interesse pela leitura literária, as habilidades de leitura crítica e as habilidades de escrita, dentro de um olhar plural que respeite as diferenças. f) Realizar as etapas do subprojeto, que envolvem um primeiro momento de diagnóstico e preparação, em que os bolsistas alternarão vivências nas escolas com a discussão de textos em reuniões quinzenais, um segundo momento de planejamento, em que bolsistas e professores supervisores, em diálogo com o coordenador de área, elaborarão propostas de atuação condizentes com cada realidade escolar, e um terceiro momento de execução dos projetos, acompanhado e seguido de reflexão crítica sobre as experiências dos bolsistas.

 

8. Matemática - Profº Cleyton Hércules Gontijo

Objetivos: a) Elevar a qualidade da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática por meio da articulação entre teoria e prática nas atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência; b) Elevar a qualidade da formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Matemática por meio da integração entre a educação superior ofertada pela Universidade de Brasília e as escolas da rede pública de educação básica do Distrito Federal; c) Oportunizar formação continuada dos professores de matemática das escolas da rede pública de educação básica do Distrito Federal por meio do acompanhamento e supervisão das atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência; d) Elaborar e validar um programa de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática, constituído de oficinas; e) Elaborar uma cartilha com material prático que subsidie o trabalho dos professores das escolas de educação básica para promover ações que estimulem o pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes da referida etapa escolar em seus diferentes anos escolares. 

 

9. Pedagogia - Profª Shirleide Pereira Da Silva Cruz

Objetivos: endossar a característica da formação dos licenciados para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental que tem como marca a polivalência: a atuação pedagogo no ensino de diferentes áreas curriculares e campos de experiências, da/na educação básica e que requer um olhar interdisciplinar, bem como a transversalidade dos processos de alfabetização, alinhados à Política Nacional de Alfabetização. Assim, terá com objetivos: i) integrar os conhecimentos e habilidades da alfabetização com os conceitos e fundamentos de cada área de curricular por meio de estudos temáticos, projetos didáticos, oficinas, dentre outras metodologias integrativas; ii) desenvolver ações de consolidação dos processos de alfabetização com foco no ensino das habilidades de leitura e de escrita em um sistema alfabético, compreensão e fluência leitora e produção escrita. iii) promover ações de interlocução entre as escolas; espaços e experiências de educação não formal nos processos de integração de conhecimentos das diferentes áreas de conhecimentos e nas práticas de alfabetização. iv) contribuir para análise dos momentos de transição dos estudantes da organização do trabalho pedagógico e seus diferentes ciclos formativos: da educação infantil para o ensino fundamental; do bloco inicial de alfabetização e os 2º ciclo ( 3º e 4º) e do 2º ciclo para os anos finais do ensino fundamental.

 

10. Química - Profº Eduardo Luiz Dias Cavalcanti

Objetivos: O subprojeto de química tem como objetivos específicos, introduzir o licenciando no ambiente escolar, dando a oportunidade de já no início do curso ter contato com a escola e conhecer o funcionamento da escola pública; Desenvolver metodologias ativas junto aos licenciandos para que conheçam e trabalhem com estratégias didáticas já no início da sua formação inicial; Propiciar a experiência de trabalhar com a docência, na sala de aula da escola parceira; Incentivar a formação de professores de química; Potencializar o uso de estratégias no qual o estudante da educação básica seja protagonista e Incentivar o ensino de química experimental independentemente da escola parceira possuir laboratório, utilizando-se da experimentação demonstrativa investigativa.

 

11. Sociologia - Profª Haydée Glória Cruz Caruso

Objetivos: 1. Utilizar a investigação científica como estratégia metodológica para o desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos/as estudantes de ensino médio; 2. Qualificar a formação docente inicial de estudantes das licenciaturas em sintonia com as diretrizes nacionais de formação docente; 3. Contribuir com a formação continuada de professores que atuarão como supervisores nas escolas selecionadas; 4. Exercitar práticas didático-pedagógicas que possibilitem a efetiva articulação do ensino de Sociologia no Ensino Médio; 5. Estimular o protagonismo e a colaboração recíproca entre estudantes de educação básica e os/as licenciandos/as que atuarão nas escolas selecionadas; 6. Analisar criticamente os conflitos que emergem no ambiente escolar, considerando suas dimensões e magnitude; 7. Construir, a partir de uma perspectiva sociológica, estratégias didáticas para trabalhar temas relacionados aos conflitos escolares, a mediação e a cultura de paz entre os (as) estudantes das escolas selecionadas; 8. Colaborar na implementação do Novo Ensino Médio ao fortalecer as competências gerais da Educação Básica, especialmente aquela que visa “Exercitar empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza” (Ministério da Educação, 2018, p. 478); 8. Investigar processos inovadores de mediação e resolução pacífica dos conflitos escolares, com base na literatura atual das Ciências Sociais; 9. Experimentar o uso de ferramentas colaborativas para uma dupla finalidade: a)sistematização de conteúdos sobre conflitos, a fim de elaborar um Dicionário de verbetes relacionados ao tema; b) compilação de alternativas práticas de mediação em ambiente escolar, com intuito de produzir um Guia Estudantil de Mediação Escolar; 10. Elaborar e desenvolver metodologias ativas de investigação, reflexão crítica e proposição prática para o exercício da cidadania, conforme recomendado no documento Proposta de Práticas de Implementação dos Temas Transversais na BNCC (Ministério da Educação, 2019).

 

12. Língua Espanhola - Profº Juan Pedro Rojas

Objetivos: O subprojeto de Língua Espanhola tem como objetivos específicos: a) desenvolver atividades relacionadas com o ensino aprendizagem de Língua Espanhola nas escolas parceiras do DF, propondo uma metodologia de ensino de língua baseada em competências comunicativas que garantam o efetivo aprendizado da língua, rompendo com o paradigma vigente focado na estrutura linguística. As atividades consistem na oferta de cursos de línguas, nas escolas parceiras, no modelo de cursos de línguas comunicativos. Os bolsistas ID são responsáveis pelo planejamento e elaboração de material didático sob o acompanhamento dos professores coordenadores. As atividades implicam na convivência dos bolsistas no espaço escolar da educação básica, analisando e refletindo sobre os desafios da prática do magistério. O subprojeto de espanhol está integrado ao curso de licenciatura, aos programas de extensão e aos projetos de pesquisa, com o intuito de promover o conhecimento produzido da universidade, levando-o para o espaço escolar. b) incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; c) contribuir para a valorização do magistério; d) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; e) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem; f) incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos. g) Incentivar o intercâmbio de comunidades educativas do Brasil e da América hispana. O Subprojeto contempla três etapas: 1- Inserção na comunidade educativa: Nesta etapa os bolsistas conhecerão a comunidade educativa , terão uma introdução às metodologias de ensino de língua espanhola, às BNCC e ao Currículo em movimento da SEEDF.  Observação de aulas - Serão definidas ações a seguir depois de uma discussão com o supervisor e o coordenador 2- Planejamento dos projetos PIBID- ESPANHOL . Aplicação dos projetos e se possível primeira Experiência com regência. 3- Continuação da regência e aplicação do Projeto Minha Ciudad / Minha Escuela de intercambio de Experiências com Escolas que ensinam Português como língua estrangeira em países Hispano-falantes.

 

13. Educação no Campo - Profº Djiby Mane

Objetivos: Estabelecer as relações entre práticas e condições de Múltiplos Letramento e Numeramento, e a mobilização de conceitos, procedimentos ou princípios associados ao conhecimento matemático, compreendido. - Realizar aulas práticas de biologia e ciências da natureza através da observação do meio biótico e abiótico onde as escolas do campo estão localizadas, onde diferentes escalas espaciais (bioma, paisagem, relevo, topoforma, fitofisionomias, solos, culturas agrícolas, áreas degradadas, comunidades de árvores ou espécies individuais), serão analisadas e utilizadas para exposição de aspectos relacionados à biologia e ecologia dos biomas e suas implicações ecológicas e sociais resultantes das modificações antrópicas no uso da terra. - Estimular a percepção dos licenciandos de que as paisagens do campo são laboratórios in situ de ensino de biologia e ciências da natureza, valorizando o meio onde vivem e incentivando a preservação das paisagens para servirem como ferramentas didáticas acessíveis e de baixo custo. - Promover a leitura e a produção de diferentes gêneros textuais que circulam na comunidade, na escola, na academia e em outros contextos. - Conhecer por meio de estudos sociolinguísticos as variedades linguísticas das comunidades de fala em diferentes estilos. - Realizar aulas interdisciplinares de produção de texto e leitura contextual com a interface de linguagem, nas escolas de inserção. - Por meio da inserção no contexto escolar, levar o aluno a conhecer a realidade escolar “de forma exploratória e participativa”, tendo contato com os documentos oficiais da escola (calendário, regimento escolar e Projeto Político Pedagógico – PPP); - Conhecer os atores nela envolvidos - alunos, professores, diretores, pais de alunos e demais funcionários; - Familiarizar-se com a sala de aula e o trabalho docente. - Proporcionar o trabalho com os letramentos múltiplos, que incluem a leitura em sua diversidade em níveis diferentes de compreensão das diferentes linguagens (verbal e não-verbal, multissemióticas, etc.). - Abordar temáticas relacionadas ao meio ambiente, às relações étnico-raciais e à problemática de gênero; - Promover a competência comunicativa dos licenciandos, dos supervisores e principalmente dos alunos das escolas do campo do ensino básico. 

 

14. Música e Artes Visuais: Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues Costa e Jéssica de Almeida

 

Objetivos: - Aprimorar a formação e a prática docente em Arte a partir da reflexão sobre diretrizes curriculares, sobre elementos do planejamento pedagógico, sobre o desenvolvimento das competências e habilidades da área de Linguagens e Linguagens e suas Tecnologias, bem como da experimentação de outras possibilidades para o ensino musical escolar, sobretudo, a partir do fazer artístico (apreciar, tocar/cantar, compor, improvisar etc.); - Orientar leituras, estudos e debates sobre prática docente, formação inicial e continuada a partir da experiência de iniciação à docência; - Fomentar a investigação e a pesquisa sobre formação e prática docente através de atividades desenvolvidas pelo Pibid-Arte; - Incentivar a publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos em eventos acadêmicos e outros materiais de divulgação através da realização de pesquisas coletivas e da exploração de metodologias científicas que favoreçam a reflexividade crítica das relações teoria-prática em investigações individuais e coletivas realizadas por pibidianos/as, supervisores/as e coordenadoras; - Promover a pesquisa, o planejamento e o desenvolvimento de atividades que potencializem a leitura crítica de alunos/as dos Cursos de Licenciatura em Música e em Artes Visuais e de supervisores/as, professores/as da educação básica, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre as coleções do PNLD escolhidas por cada escola-campo; - Subsidiar o desenvolvimento de metodologias inovadoras e de materiais didáticos do campo artístico e, também, interdisciplinares em uma perspectiva intercultural e dialógica com as necessidades das escolas; - Aproximar experiências de formação-pesquisa-extensão oferecidas pela Universidade de Brasília das demandas das escolas públicas do Distrito Federal através de encontros, debates, seminários e de outras estratégias pensadas conjuntamente às escolas-campo; - Articular intervenções culturais nas escolas (recitais didáticos, oficinas de música para a comunidade, flash mobs, instalações artísticas, exposições etc.) com a finalidade de valorizar as práticas artísticas e culturais dos contextos, de oferecer novas escutas e olhares às comunidades escolares e de informar sobre a importância do ensino da Arte na educação básica. - Desenvolver ações nos diferentes espaços escolares – como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, salas de recursos: altas habilidades, alunos com deficiências. - Promover a interdisciplinaridade como forma de vincular a produção do conhecimento entre as diferentes áreas do conhecimento da educação básica; - Construir base de dados com as informações acerca da iniciação à docência em Arte para subsidiar discussões sobre os estágios supervisionados nos cursos Licenciatura em Artes Visuais e Música, ofertados pela UnB.

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