Artes Visuais:  Profª Rosana Andréa Costa de Castro

Objetivos: promover a imersão dos licenciandos de artes visuais, nas escolas-campo, pela perspectiva da formação inicial comprometida com a atuação em sala de aula como atividade intelectual, criadora e reflexiva, que valoriza a autonomia e os processos de criação e o pensamento crítico; e como atividade de reconhecimento das diferentes realidades em que os processos educativos tomam forma e lugar na práxis. Além disso, busca: • Favorecer atividades que impliquem os licenciandos de artes visuais com metodologias de ensino para a prática docente comprometida com os processos de ensino-aprendizagem pela perspectiva das artes como um dos fundamentos para o desenvolvimento humano. • Comprometer o licenciando de artes visuais com a residência pedagógica encarando-a como espaço pedagógico de alternância que proporciona experiências em espaços formativos articulados e derivados da parceria universidade pública e escola pública; • Favorecer ao licenciando em artes visuais a oportunidade de atuar em sala de aula de modo coletivo e colaborativo para a constituição do Núcleo de Artes Visuais da Residência Pedagógica; • Incentivar o licenciando em artes visuais para perceber a sala de aula como campo para recolha de informações úteis às pesquisas sobre o estado da arte dos processos de ensino-aprendizagem e das práticas de ensino das artes visuais nas escolas de educação básica do Distrito Federal. • Construir base de dados com as informações acerca da Residência Pedagógica em Artes Visuais para subsidiar discussões sobre os estágios supervisionados na Licenciatura em Artes Visuais ofertada pela UnB. • Construir base de dados com as informações acerca da Residência Pedagógica em artes visuais para subsidiar as discussões sobre a relação entre os currículos e as propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores de artes visuais, ofertados pela UnB, em consonância com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). • Promover a formação e a valorização do professor de artes visuais em na sala de aula da educação básica pela relação entre a atuação conjunta do preceptor com os residente e professora orientadora, considerando-se a relevância da experiência do preceptor para a formação do licenciando. • Proporcionar aos licenciandos experiências de planejamento pedagógico e atuação em sala de aula, utilizando as referências do Currículo em Movimento da SEEDF e da BNCC – Ensino Fundamental e Ensino Médio. • Proporcionar a aproximação dos licenciandos com o novo Ensino Médio por intermédio de experiências em sala de aula e de estudos teóricos sobre a legislação que rege as mudanças no ensino médio.

 

Biologia: Profª Amanda Marina Andrade Medeiros de Carvalho e Profº André Vitor Fernandes dos Santos
Objetivos: Aproximar professores de ciências e biologia da educação básica dos processos formativos articulando ações de formação inicial e continuada.  disponibilizar espaços de formação aos licenciandos de Ciências Biológicas para que estes possam vivenciar e compreender a cultura escolar em toda a sua complexidade e assim construir sua identidade docente. A realização de atividades como a de regência escolar possibilita aproximar a teoria discutida na universidade da prática realizada na escola, tornando a docência palpável para os professores em formação. Aproximar a universidade da escola, estabelecendo vínculos e parceria com os professores das escolas públicas de ciências e biologia da educação básica do Distrito Federal e seu entorno, que acompanharão e orientarão juntamente com os professores da universidade os estudantes de licenciatura nas atividades que serão desenvolvidas.

 

Ciências Naturais: Profª Amanda Marina Andrade Medeiros de Carvalho e Profº André Vitor Fernandes dos Santos

Objetivos: aproximar os residentes da rotina escolar e das questões que permeiam o cotidiano dos educadores; proporcionar, na parceria universidade e escola, reflexões teórico-práticas sobre o ensino de ciências; proporcionar formação continuada dos professores de Ciências Naturais da região a partir da aproximação com a formação inicial e com a universidade; valorizar o professor preceptor como co-formador dos licenciandos residentes; fomentar a elaboração de novas técnicas de ensino, didáticas e metodologias para o ensino de ciências, com especial ênfase no ensino por investigação. realizar a discussão crítica e analítica do Currículo em Movimento, documento curricular do Distrito Federal, e da Base Nacional Comum Curricular no que se refere às Ciências Naturais.

 

Filosofia: Profº Herivelto Pereira de Souza

Objetivos: fornecer ao residente capacidades de reflexão crítica sobre sua atuação em todos os momentos que envolvem a relação pedagógica, e mais particularmente a preparação, a execução e a avaliação das práticas de regência. Mas isso só faz sentido se tal reflexão for capaz de reconhecer as determinações institucionais do espaço escolar, sua inserção numa comunidade, as exigências que se relega à educação, entre outros elementos. Nesse sentido, é imprescindível que haja uma leitura ampla dos campos de força (morais, políticos, econômicos, etc.) que configuram as relações concretas no contexto de sala. Assim, um objetivo específico deste subprojeto é consolidar a concepção de que a regência, ou melhor, a atuação docente não pode ser pensada e praticada abstraindo-se desse contexto maior. Outro objetivo específico é explorar a maneira como a psicanálise pode fornecer uma compreensão de como esse contexto maior incide sobre as posições subjetivas dos atores no espaço escolar. Por fim, o subprojeto tem como objetivo específico munir os residentes com um aparato conceitual que lhes permita

aprofundar suas reflexões no formato de pesquisas acadêmicas na área de filosofia.

 

Física: Profª Erondina Azevedo de Lima

Objetivos: Estabelecer diálogo e parceria entre os espaços formativos (Universidade e Escola) da Licenciatura em Física; - Propor a aproximação da formação inicial e continuada na docência em Física, por meio de atividades de formação-reflexão-ação dos atores envolvidos, desenvolvidos nos encontros do subprojeto Licenciatura em Física e nos cursos e ações promovidas pela universidade e pela escola-parceira; - Participar da rotina das aulas de Física na escola, da gestão escolar e das questões que permeiam o cotidiano dos

educadores; - Realizar a discussão crítica e analítica do currículo (Base Nacional Curricular Comum e Currículo em Movimento), especificamente do componente curricular Física; - Refletir sobre a Física como parte integrante e integradora do currículo escolar tendo em vista uma formação profissional, científica, cultural e humanística dos sujeitos; - Promover, por meio da parceria universidade-escola, reflexões teórico-práticas que possibilitem a elaboração e reelaboração permanentes da práxis docente em Física.

 

Geografia:  Profª Maria do Socorro Ferreira da Silva

Objetivos: Fortalecer a formação e atuação dos futuros professores de Geografia com base na aprendizagem ativa em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal com vistas para os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetivos específicos - Ampliar as parcerias entre a UnB e as escolas no Distrito Federal de modo que possibilite a troca de experiências entre professores das escolas e os futuros docentes; - Fortalecer o processo de formação dos futuros professores de Geografia a partir da relação teoria e prática no contexto escolar; - Potencializar o planejamento de aula com base nos pressupostos teórico-metodológicos para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para o Novo Ensino Médio a partir dos princípios da aprendizagem ativa; - Estimular a realização de ações e projetos de extensão e/ou pesquisa em espaços formais e não formais de aprendizagem; - Desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos escolares trabalhados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na disciplina de Geografia considerando os Currículos em Movimento do Distrito Federal; - Proporcionar situações de ensino e aprendizagem a partir do uso de múltiplas linguagens e da produção de materiais didáticos na Geografia escolar de modo que possa promover uma aprendizagem ativa; - Realizar estratégias didático-pedagógicas com o uso de metodologias ativas e das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) para potencializar a formação e atuação dos futuros docentes de Geografia no contexto escolar; - Valorizar a participação dos professores da educação básica no tocante à formação dos acadêmicos envolvidos no subprojeto; - Contribuir com o processo de formação dos estudantes das escolas envolvidas no que se refere à Educação Geográfica numa relação local/global e sua importância na vida dos alunos envolvidos; - Reforçar a importância dos docentes na educação básica a fim de estimular o prazer para ensinar e aprender Geografia; - Realizar práticas educativas inovadoras, articuladas com a realidade local dos estudantes no contexto escolar com vistas para contribuir na apropriação e reflexão dos instrumentos, saberes e peculiaridades inerentes ao exercício profissional; - Construir um produto educacional capaz de contribuir para aprendizagem ativa em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal de modo que possa contribuir no processo de construção do conhecimento em outras localidades; e, contribuir para melhoria da qualidade do ensino nas escolas envolvidas da educação básica no Distrito Federal.

 

Letras Inglês: Profª Mariana Rosa Mastrella de Andrade

Objetivos: 1. Promover formação de professores de inglês na e para a escola pública, de forma a valorizá-la como espaço de ensino-aprendizagem e, igualmente, de formação docente; 2. Possibilitar que os licenciandos futuros professores de inglês vivenciem práticas de ensino longitudinais em comunidades escolares, relacionando-se com professores, gestores e alunos da escola pública; 3. Promover espaços formativos colaborativos e supervisionados para a construção de planejamentos de ensino, projetos e planos de aula e outras atividades, bem como realizar análise e elaboração de material didático e elaboração de instrumentos avaliativos para o ensino-aprendizagem de inglês. Além disso, também é objetivo do projeto proporcionar discussão e análise sobre aulas ministradas pelos licenciandos a partir dos referenciais teórico-metodológicos estudados e dos planos e objetivos de ensino elaborados, criando, assim, processos reflexivos de ensino que integrem teoria e prática em práxis contextualizadas; 4. Criar oportunidades de reflexão crítica, coletiva e dialogada, sobre os problemas e enfrentamentos da realidade da sala de aula de inglês na escola pública da educação básica, com foco sobre a relação professor-aluno e as relações entre os sujeitos de toda a comunidade escolar; 5. Promover formação continuada de professores, entendendo que a vivência pedagógica na escola mobiliza não apenas licenciandos, mas também preceptores e formadores em diálogo e em formação continuada; 6. Possibilitar análise e discussão crítica dos currículos que regem o ensino de inglês e a educação básica – a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal; 7. Romper com um modelo de formação de professores de inglês unicamente centrado na universidade e distanciado da escola pública.

 

Letras Português: Profº Danglei de Castro Pereira

Objetivos: contribuir para a formação dos futuros professores (residentes) ao criar um ambiente positivo de interação na escola campo, aspecto que ajudará a valorização da expressão literária como elemento transmissor de cultura e um importante instrumento para a formação do futuro profissional de Letras. É importante ressaltar, ainda, que a proposta é uma iniciativa que procura valorizar o ensino de Língua Portuguesa/Literatura e, com isso, preencher lacunas históricas que tendem a silenciar a reflexão crítica de leitores diante do texto literário e sua diversidade de gêneros. O objetivo é contribuir para a formação acadêmica de futuros profissionais de letras; apresentar subsídios teóricos e práticos que permitam ações pedagógicas que sintetizem o ensino de Língua Portuguesa/Literatura e a formação global dos futuros professores; contribuir para a melhoria do ensino de Língua portuguesa/Literatura na escola-campo envolvida na ação; pensar a Língua portuguesa e as literaturas em Língua Portuguesa em diálogo constante com as formações culturais.

 

Matemática: Profº Igor dos Santos Lima e Profº Rui Seimetz

Objetivos: 1 - Propiciar aos residentes um contato constante com o ambiente escolar, por meio das observações e atividades de regência supervisionadas. 2 – Contribuir na formação inicial adequada dos residentes por meio da leitura e seminários de documentos oficiais (Currículo em Movimento, Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio e a BNCC) e também a confecção de oficinas (agrupadas em um portfólio) nas quais competências específicas e habilidades serão praticadas, preferencialmente, com uso de Metodologias Ativas estudadas ao longo dos módulos. 3 - Socializar o trabalho executado pelos residentes divulgando-os por meio de eventos (roda de conversa) e em redes sociais específicas e também a confecção de Relatos de Experiência ou artigos científicos. 4 – Envolver os residentes em atividades que permitam aprender como está sendo implementado o Novo Ensino Médio no DF na área de Matemática e suas Tecnologias.

 

Pedagogia: Profª Maria Emília Gonzaga de Souza, Profª Ireuda da Costa Mourão e Profº Roni Ivan Rocha de Oliveira

Objetivos: • Estudar e se apropriar dos objetivos da residência pedagógica; • Fortalecer a formação inicial do pedagogo no contexto da infância, potencializando a prática docente no contexto da polivalência. • Estudar, refletir e conhecer as propostas de alfabetização da Política Nacional de Alfabetização, instituída pelo Decreto no 9.765, de 11 de abril de 2019. • Estabelecer o primeiro contato dos licenciandos de Pedagogia com a escola; • Experimentar as atividades próprias da docência e em especial na alfabetização; • Refletir sobre a prática pedagógica com profissionais que estão no contexto da instituição escolar e da sala de aula; • Conhecer as possíveis dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem na alfabetização nas turmas acompanhadas; • Elaborar atividades para a superação das dificuldades observadas e vivenciadas no que se refere à alfabetização; • Contato e experimentação com o dia a dia da escola; • Realizar pesquisas sobre a docência e alfabetização, coletando dados do cotidiano para possíveis elaborações de projetos; • Experimentar práticas significativas, elaborar ou confirmar saberes e práticas com a possibilidade de construir alternativas para novas ações educativas.

 

Química: Profª Jheniffer Micheline Cortez

Objetivos: - Proporcionar a interação sistemática entre os licenciandos da IES com as Escolas do sistema de Educação Básica, possibilitando o exercício da docência na realidade educacional brasileira, com vistas à formação inicial de qualidade e adequada ao exercício da docência em Química. Objetivos específicos: - Identificar as características do ambiente escolar, desde a sala de aula até seus aspectos estruturais, administrativos, pedagógicos e sociais; - Compreender os processos de gestão do sistema de ensino; -Conhecer a organização curricular da escola-campo a partir da BNCC e de seu Projeto Político Pedagógico; - Possibilitar a reflexão crítica sobre as atuais tendências de ensino, currículos, materiais didáticos e estratégias de ensino necessários para o exercício da docência em Química; - Ampliar a construção de conhecimentos sobre os aspectos pedagógicos e conceituais no ensino da Química; - Desenvolver atividades relacionadas à formação docente: elaboração de planejamentos, participação em conselhos escolares, implementação de abordagens e de metodologias diferenciadas, avaliação e sondagem da aprendizagem; - Refletir sobre o contexto escolar e as atividade didático-pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola-campo.