O Decanato de Ensino de Graduação (DEG), por meio da Coordenação de Gestão de Atividades na Graduação (CGAG), vinculada à Diretoria Técnica de Graduação (DTG), em ação conjunta com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UnB), tem a satisfação de informar a implementação de novas funcionalidades e melhorias no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), voltadas ao aprimoramento da experiência de uso e à otimização dos fluxos de trabalho que envolvem o ensino de graduação.
Essas atualizações são fruto de uma atuação integrada e contínua, que tem como prioridade o bem-estar e a eficiência das atividades desempenhadas por coordenações, secretarias, docentes e discentes. Nosso objetivo é oferecer ferramentas cada vez mais ágeis, claras e funcionais, que contribuam para a fluidez dos processos acadêmicos e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade universitária.
As seguintes melhorias e novas funcionalidades foram implementadas:
1. DECLARAÇÃO DE ORIENTAÇÕES
Uma das funcionalidades mais aguardadas pela comunidade já está disponível: a emissão de Declarações de Orientação de Atividades. Agora, o sistema permite gerar, de forma simples e rápida, documentos que comprovam as orientações realizadas. O(a) usuário(a) pode optar por emitir uma declaração referente a uma atividade específica ou um documento abrangente (Declaração Geral de Orientações de Atividades), que reúne todas as orientações registradas no sistema. O documento apresenta as atividades em que o(a) docente atuou na condição de orientador(a) ou coorientador(a).
Os caminhos para emissão do documento são:
– SIGAA > Portal Docente > Ensino > Orientações de Atividades
– SIGAA > Portal Docente > Ensino > Declaração Geral de Orientações de Atividades
– SIGAA > Portal Coordenação de Curso> Atividades > Orientações de Atividades
– SIGAA > Portal Discente > Ensino > Orientações de Atividades
– SIGAA > Residência em Saúde > Coordenação > Documentos > Declaração de Orientação de Atividade
– SIGAA > Portal Coord. Lato Sensu > Aluno> Orientações de Atividades
Os documentos podem ter sua autenticidade atestada no Portal Público do SIGAA: https://sigaa.unb.br/sigaa/public/autenticidade/tipo_documento.jsf.
2. NOTIFICAÇÃO DOCENTE
Foi implementada uma alteração na funcionalidade de envio de notificações a docentes, disponibilizada para as Coordenações de Graduação. Antes, o sistema notificava apenas os(as) docentes vinculados(as) a turmas com reserva de vagas para o curso em questão. Agora, a lista de docentes que podem ser notificados(as) pela funcionalidade foi ampliada, de modo que todos(as) os(as) docentes vinculados(as) a turmas de componentes das estruturas curriculares ativas do curso também podem receber notificações.
Ao acessar o caminho SIGAA > Portal Coord. Graduação > Outros > Notificar docentes e discentes do Curso, após indicar que a notificação será destinada aos docentes (Figura 1), o sistema abre uma nova etapa. Nessa fase, é possível escolher de forma mais segmentada quem receberá a mensagem, permitindo, por exemplo, selecionar docentes que lecionam determinado componente curricular, seja ele obrigatório ou optativo (Figura 2).
3. RELATÓRIOS EM FORMATOS PDF, XLS E HTML
No Portal da Coordenação, a funcionalidade da aba Relatórios foi aprimorada para oferecer ainda mais praticidade e eficiência no acesso às informações acadêmicas. Agora, todos os mais de 20 relatórios disponíveis podem ser baixados nos formatos PDF, XLS e HTML, garantindo maior versatilidade na forma de uso e análise dos dados.
4. GERENCIAMENTO DE PERMISSÕES
Na Turma Virtual, os(as) participantes que tiverem recebido permissões concedidas pelo(a) docente passarão a ser exibidos na página de Participantes da turma. Além disso, será possível gerenciar essas permissões diretamente nessa tela, permitindo alterá-las ou removê-las de forma prática. A novidade traz mais transparência e agilidade ao gerenciamento das turmas virtuais.
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