1. O que é Mobilidade Acadêmica?
R.: Trata-se de um convênio firmado entre as diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que permite a mobilidade de estudantes de graduação entre as conveniadas.
2. Onde encontro a lista de IFES conveniadas?
R.: Somente estão conveniadas, no momento, as instituições federais de ensino superior. A lista completa e atualizada pode ser encontrada nos sites do DEG e Andifes.
3. Quem pode participar?
R.: Podem participar da mobilidade acadêmica nacional os estudantes com matrícula ativa e regular em cursos de graduação das instituições conveniadas.
4. Posso me candidatar a qualquer tempo?
R.: Não. Existe um calendário nacional Andifes que orienta todo o processo, mas as IFES têm autonomia para indicar outros prazos. Consulte sempre o calendário acadêmico da instituição onde você deseja cursar.
5. Qual o período de inscrição na mobilidade acadêmica?
R.: De acordo com o calendário nacional Andifes, a UnB define seu calendário a cada semestre. Busque essa informação na página do DEG: DEG / DAIA Mobilidade Acadêmica nacional
6. Quais os requisitos para participar da mobilidade?
R.: Os requisitos para solicitar a mobilidade acadêmica pelo Convênio Andifes são a) estar matriculado em curso de graduação em instituição conveniada; b) ter concluído, no ato da solicitação, pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso; c) ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade; d) não estar, no ato da solicitação, usufruindo de nenhuma modalidade de trancamento de matrícula.
7. Existe programa de mobilidade internacional?
R.: Sim. Para maiores informações, acesse: http://int.unb.br/br/ Contato: telefone - (61) 3107- 0265; e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
8. Onde inicio o processo de mobilidade?
R.: A solicitação de mobilidade acadêmica sempre ocorre pelo estudante com a coordenação de seu curso de origem, que o orientará acerca, principalmente, sobre a equivalência das disciplinas pleiteadas. Se for estudante de Outras IFES o processo com a documentação, assinado pelo(a) estudante e coordenação de curso ou equivalente, deverá ser encaminhado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Se for estudante da UnB, o processo com a documentação, assinado pelo(a) estudante e coordenação de curso, deverá ser encaminhado para SEI, ambiente DEG/DAIA/MOBI.
9. Quais documentos devo apresentar para solicitar a mobilidade?
R.: Além dos documentos solicitados pela Instituição de destino, o estudante deverá anexar ao processo a) cópia RG e CPF; b) declaração que o aluno está regularmente matriculado em disciplinas; c) cópia do histórico escolar de graduação; d) requerimento de participação no programa de mobilidade, disponível no link: http://deg.unb.br/mobilidade.
10. É possível ter o processo indeferido pela instituição de destino?
R.: Sim. Cabe à instituição receptora analisar a documentação do estudante e de deferir ou indeferir o processo de mobilidade.
11. Onde posso encontrar as disciplinas ofertadas pela instituição de destino?
R.: Orientamos que busque essa informação no site da instituição de destino ou em contato direto com ela.
12. Posso escolher quantas disciplinas quiser estudar no semestre?
R.: A Resolução CEG n° 001/2017, da UnB, institui que o estudante curse o mínimo de 3 (três) disciplinas por semestre. A quantidade mínima e máxima de créditos em outras IFES fica a critério da análise da IFES receptora.
13. Quantos semestres posso estudar em outra instituição?
R.: A Mobilidade pode ser feita por um período de 2 semestres prorrogáveis, em caráter excepcional, por mais 1 semestre.
14. Posso perder minha vaga na UnB ao participar da mobilidade?
R.: Não. O estudante não perde a vaga, pois ele terá a sua matrícula trancada na UnB. Ao retornar do programa de mobilidade, a matrícula será ativada automaticamente.
15. Há algum auxílio financeiro para eu me mantenha em outro estado durante o período da Mobilidade?
R.: Não há nenhum suporte financeiro por parte da UnB. Orientamos que busque saber se existe algum apoio dessa natureza na instituição de destino.
16. Após receber minha carta de aceite da instituição de destino, o que devo fazer?
R.: Você deve seguir as instruções da instituição receptora e seu calendário acadêmico. Em geral, as cartas de aceite orientam o estudante, fornecendo dados de contato e períodos de matrícula.
17. Posso manter o auxílio benefício (bolsa) que tenho na UnB, enquanto estudo em outra Universidade?
R.: Não. Ao ser aprovado para a mobilidade o estudante tem sua matrícula trancada pelo período deferido, perdendo direito a qualquer auxílio que receba da UnB.
18. Ao terminar a mobilidade, qual documento devo solicitar na IFES que me recebeu?
R.: O estudante deve solicitar na instituição receptora um histórico escolar relativo ao período estudado.
19. Como regularizo minha situação na UnB ao retornar?
R.: O estudante, com o histórico emitido pela IFES receptora, deve solicitar aproveitamento de estudos à Coordenação de seu Curso.
20. Caso eu desista de participar do programa de mobilidade, o que devo fazer? Serei prejudicado?
R.: O estudante que desistir da participação no programa de mobilidade deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando a desistência. O estudante não será penalizado, e nem prejudicado, no entanto, orientamos que a desistência seja comunicada antes do início do semestre letivo.
21. Em que site, telefones ou e-mails eu posso obter mais informações?
R.: No período de quarentena, o contato conosco pode ser feito pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Outras informações estão presentes no site: http://deg.unb.br/mobilidade