1. Finalidade:

A tutoria de graduação integra o conjunto de ações do Decanato de Ensino de Graduação que visam à melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem para a redução dos índices de reprovação e evasão na Universidade de Brasília, com a finalidade de apoiar a criação de equipes de tutorias com estudantes de graduação para, sob a coordenação de um professor, assistir estudantes de disciplinas com taxas elevadas de reprovação, turmas numerosas, ofertadas simultaneamente para vários cursos ou aquelas com atividades que envolvam funcionamento diferenciado. Trata-se, portanto, de sistema de apoio acadêmico em que estudantes mais experientes e com destacado desempenho acadêmico, sob a coordenação pedagógica docente, auxiliam outros estudantes a se integrarem à universidade e a potencializar sua aprendizagem.

  1. Objetivos

A tutoria de graduação envolve atividades discentes de apoio à aprendizagem de outros discentes, de forma individual ou em grupo, no âmbito da graduação e tem como objetivos:

  1. a) Acolher os estudantes, apoiando seu processo de adaptação acadêmica e de integração ao curso, sobretudo dos recém-ingressos na universidade;
  2. b) Melhorar os índices de rendimento de estudantes, buscando a redução de reprovações com foco na redução da retenção e evasão dos discentes;
  3. c) Dar suporte aos professores coordenadores no desenvolvimento de atividades relacionadas às disciplinas.

Dessa forma, busca-se colaborar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e do rendimento acadêmico dos estudantes, de maneira a responder às necessidades individuais ou do grupo com foco nas dificuldades específicas e no desenvolvimento de métodos de estudos.

  1. Carga horária do tutor:

As atividades discentes de tutoria de graduação devem cumprir carga horária de 12 (doze) horas semanais, com previsão de reuniões pedagógicas de acompanhamento e de avaliação com o professor responsável e/ou coordenador do projeto.

  1. A equipe de tutoria:

Compõe o público alvo da tutoria de graduação, docentes responsáveis por disciplinas com altos índices de reprovação, elevado coeficiente professor/estudante ou docentes com necessidade de apoio adicional para execução de plano pedagógico, que deverão apresentar proposta de criação de equipe de tutoria.

A equipe deverá ser constituída pelo coordenador e outros docentes e técnicos colaboradores. Somente deverão ser incluídos na equipe do projeto aqueles que tenham prestado anuência formal escrita, a qual deve ser mantida sob a guarda do coordenador.

 

5- Pré-requisitos para docentes:

O Coordenador deve atender, obrigatoriamente, aos seguintes requisitos:

  1. a) Ser professor da UnB;
  2. b) Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes atualizado nos últimos três meses;
  3. c) Não ter pendências junto ao DEG com relação à apresentação de relatórios, prestações de contas de ações já concluídas.

 

6- Pré-requisitos para seleção de tutores:

Os Tutores de Graduação deverão cumprir os seguintes requisitos:

  1. a) Ser estudante regular de curso de graduação da UnB;
  2. b) Ter cursado no mínimo dois semestres letivos do curso de graduação;
  3. c) Apresentar IRA maior ou igual a 3,0
  4. d) Ter experiência comprovada em monitoria ou tutoria (remuneradas ou voluntárias);
  5. e) Ter cursado a disciplina objeto de tutorial;
  6. f) Ter disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para cumprir as atividades de tutor;
  7. g) Não ter vínculo empregatício e não receber qualquer outro tipo de bolsa (com exceção dos benefícios do Programa de Assistência Estudantil da UnB);
  8. h) Não exercer, como bolsista, atividade idêntica a de um monitor de disciplina, nem ser substituto regular do professor nas aulas;
  9. i) Apresentar relatórios de atividades, quando solicitado, de acordo com modelo disponibilizado pelo DEG.
  10. j) Ter sido cadastrado junto à secretaria do departamento, no sistema de cadastramento de bolsistas do DEG.

k)Ser titular de conta corrente individual, não serão aceitas contas tipo poupança, conta conjunta, ou conta bancárias em nome de terceiros.

Serão aceitos tutores voluntários desde que cumpram as mesmas condições estabelecidas para os bolsistas exceto o disposto nos subitens “g”, “j “e “k” do item 6.

  1. Seleção dos bolsistas
  2. a) A seleção dos estudantes bolsistas ficará a cargo do professor responsável ou coordenador do projeto.

b)A forma de seleção deve ser a descrita na proposta apresentada. O DEG poderá solicitar, a qualquer tempo, comprovantes da realização do processo seletivo de tutores. Possíveis irregularidades poderão levar à suspensão das bolsas caso comprovadas.

  1. c) No caso de substituição de bolsista, a solicitação deverá ser enviada ao Serviço de Acompanhamento de Monitoria e Tutoria (DEG/DAIA/SAMT), pelo professor responsável, via SEI, no período indicado no cronograma de atividades do edital vigente. Não serão aceitas substituições fora desse período.
  2. Submissão das propostas:

As propostas deverão ser apresentadas no formato de Formulário eletrônico, encaminhados via SEI, conforme as orientações do edital de tutoria vigente.

  1. Emissão de Declarações de atuação:

Ao término do projeto, os tutores farão jus ao recebimento de uma declaração de atuação como tutor. As solicitações de emissão de declarações de atuação em projetos de tutoria podem ser realizadas pelo coordenador do projeto via SEI, encaminhadas para o ambiente DEG/DAIA/SAMT. No texto da solicitação devem constar as seguintes informações:

1- Número do edital a que se refere o projeto;

2- Título do projeto;

3- Identificação do proponente/coordenador do projeto;

4- nome completo, matrícula e CPF do tutor;

O Serviço de Acompanhamento de Monitoria e Tutoria reserva o direito de solicitar informações complementares, caso julgue necessário. O prazo para emissão das declarações é de até dez dias corridos após o recebimento do processo na unidade. Os documentos serão encaminhados em formato digital via SEI, anexos ao processo de solicitação.

  1. Prestação de Contas:

A prestação de Contas deverá ser realizada pelo coordenador do projeto, através do preenchimento dos Formulários de Acompanhamento e Avaliação do Projeto de Tutoria; Avaliação e Acompanhamento do Tutor, (links abaixo) anexados ao mesmo processo SEI em que foi enviada a proposta inicial, e encaminhadas para o ambiente SEI: DEG/DAIA/SAMT, observando os prazos previstos no cronograma de atividades do edital vigente. Veja aqui os editais.

 

a) Relatório final de tutoria

b) Formulário de acompanhamento e avaliação de projeto de tutoria

 

SAMT - Serviço de Acompanhamento de Monitoria
Responsáveis: Sandra Barros e Marília Marra
Telefones: 3107-0498
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro - Prédio da Reitoria - Térreo
Horário de atendimento: 09:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00