PROGRAMA RAÍZES DE TUTORIA

 

O Programa Raízes consiste em uma metodologia de desenvolvimento acadêmico e a integração social e cultural dos estudantes de graduação provenientes de programas especiais (estudantes indígenas, PEC-G e refugiados) na Universidade de Brasília por meio do apoio de tutores. Esta estratégia busca garantir que tais estudantes, que frequentemente enfrentam dificuldades decorrentes de diferenças culturais, de condições socioeconômicas desfavoráveis e/ou com a língua portuguesa, possam contar com o auxílio efetivo de colegas de graduação dedicados a ajudá-los, de modo que o acompanhamento acadêmico se dê simultaneamente com um intenso intercâmbio cultural. A atividade de tutoria representa uma importante iniciativa que visa à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem com foco na redução dos índices de retenção e evasão da Universidade de Brasília.

 

FINALIDADE

 

Visa selecionar tutores bolsistas e voluntários para atuarem no âmbito do Programa Raízes de Tutoria, com vistas ao desenvolvimento e integração acadêmica dos estudantes de graduação provenientes de programas especiais de ingresso na Universidade de Brasília (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) – MEC, Vestibular específico para estudantes indígenas – ACT FUB/FUNAI e integração de refugiados). Além de proporcionar por meio de tutoria, aos estudantes ingressos, maiores possibilidades de integração à comunidade universitária e de conclusão de seus cursos de graduação na Universidade de Brasília. Veja os editais.

 

Os tutores se encarregarão do acompanhamento de estudantes assistidos pelo Programa Raízes de Tutoria, devendo para com estes:

 

a) Prover a integração dos estudantes, apresentando-lhes a Universidade de Brasília, nos âmbito espacial, administrativo, acadêmico e normativo;

b) Prestar auxílio acadêmico direto em disciplinas para as quais tiver condições de fazê-lo;

c) Indicar as ferramentas de auxílio aos estudantes de graduação (monitoria, tutoria regular, apoio docente, etc.) para o enfrentamento de eventuais dificuldades acadêmicas dos estudantes tutorados;

d) Auxiliar na comunicação em língua portuguesa, eliminando dificuldades em potencial decorrentes do fato de estudantes atendidos pelo Programa Raízes de Tutoria não terem o português como língua materna;

e) Intermediar o diálogo com professores, coordenadores e colegas de grupo/sala;

f) Ajudar a traçar estratégias para melhoria do desempenho nas disciplinas cursadas pelos tutorados;

g) Participar de todos os encontros de formação previstos e definidos neste edital.

h) Entregar o relatório final e outras atividades solicitadas ao longo do processo de tutoria.

i) Reportar-se aos responsáveis pelo projeto junto ao DEG/DAIA/SAMT para tirar dúvidas, pedir sugestões ou encaminhar demandas referentes às ações de tutoria.

 

EMISSÃO DE DECLARAÇÕES DE ATUAÇÃO

 

Após o término do programa e após o recebimento dos relatórios solicitados, os discentes farão jus ao recebimento de uma declaração de atuação no programa. O Serviço de Acompanhamento de Monitoria e Tutoria reserva o direito de solicitar informações complementares, caso julgue necessário. A emissão das declarações ocorrerá após a conclusão das atividades do programa em curso. Os documentos serão encaminhados em formato digital via SEI.

 

FORMULÁRIOS PARA O PROGRAMA RAÍZES