ATIVIDADES DE EXTENSÃO RELACIONADAS À FORMAÇÃO DOCENTE

 

Várias atividades e projetos de Extensão voltados para a formação de professores têm sido ofertados pelo DEX. Disponibilizamos o quadro abaixo para dar visibilidade aos projetos, e, também, para convidar professores e alunos para integrar atividades de extensão. Quando possível, construírem projetos conjuntos, fomentando a interdisciplinaridade. Para atender ao disposto na meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei no. 13.005, de 25 de junho de 2014), os Projetos Pedagógicos dos Cursos deverão assegurar 10% da carga horária total em atividades de extensão “...assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social;”. Na UnB, foi criada uma comissão mista no DEX para formalizar internamente esta normativa, sob a condução do atual Diretor Técnico de Extensão, prof. Alexandre Pilatti.

PROJETO EMENTA PROFESSOR CONTATO
EDUCAÇÃO INTEGRAL E INCLUSÃO SOCIAL NO ASSENTAMENTO DE RECANTO DAS EMAS 1- Reforço Escolar e Incentivo a Leitura com oficinas de: matemática, portugues, saúde bucal, alimentação saudável, higiene corporal, conservação do meio ambiente .2- Aula de cidadania, educação artistica e esportiva e sua importância para inclusão social dos jovens,crianças e deficientes. 3- Desenvolver o potencial de cada criança e descobrir talentos musicais, com aulas de música e dança. 4- Trabalho terapêutico e sociológico, de escuta das crianças por meio de desenhos, músicas, danças. LENORA GANDOLFI (FM) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Os Afetos em Cena: a brincadeira nas relações em um abrigo para crianças e adolescentes O trabalho em casa de abrigo visa criar um espaço de brincaderia autoterapêutico onde as crianças possam expressar seus afetos e angústias possibilitando o desenvolvimento da criatividade, imaginação, importantes recursos de personalidade para resolução de conflitos. Nesse contexto, o trabalho contribui para a construção da autonomia e capacidade de dialogar. Regina Lucia Sucupira Pedroza (IP/PED) rpedroza@ unb.br
Pintando e Bordando:desenvolvimento de crianças e adolescentes em abrigos. O trabalho em casa de abrigo visa criar um espaço de brincaderia autoterapêutico onde as crianças possamexpressar seus afetos e angústias possibilitando o desenvolvimento da criatividade, imaginação, importantesrecursos de personalidade para resolução de conflitos. Nesse contexto, o trabalho contribui para a construção daautonomia e capacidade de dialogar Regina Lucia Sucupira Pedroz ( IP/PED0 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ECOSSISTEMAS SONOROS: Processos educativos voltados para a preservação e afirmação da identidade sonora e O presente projeto propõe desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das identidades musicais relacionadas às comunidades da região abrangida pela UnB Cerrado. Irá trabalhar com jovens pertencentes à comunidades da região, em parceria com professores do Centro UnB Cerrado, UnB Darcy Ribeiro, membros da comunidade da Chapada dos Veadeiros e alunos de graduação e de pós-graduação da FE unB e PPGE, com o intuito de fortalecer e sustentar as culturas locais. Patricia Lima Martins Pederiva (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão O projeto tem por objetivo implantar um conjunto de práticas de atendimento, acompanhamento e de capacitaçãoque viabilizem o processo de inclusão continuada de seus participantes. Para tanto, foi subdividido em cincosubprojetos. Cada subprojeto está voltado para o atendimento de um público alvo específico ou está voltado para ouso de alguma ferramenta mediadora específica. Juliana Eugenia Caixeta Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Transdisciplinaridade no Ensino Médio: o Cálculo na convergência O presente projeto compreende a elaboração de material didático transdisciplinar para o Ensino Médio, tendo com oeixo de convergência conceitos ligados ao Cálculo Diferencial e Integral. Daniel Perdigão Nass (IQ) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA Levar os professores a: - identificarem e dimensionarem problemas no ensino de química e ciências, focalizando demodo integrado, as relações entre sujeito que conhece (aluno), objeto de conhecimento (conteúdo) e atuaçãomediadora de outro indivíduo (professor e condições de ensino); - implementarem e avaliarem propostas de soluçõespara os problemas identificados; - construírem uma proposta pedagógica para o ensino de química e de ciências.Elaborar palestras de divulgação científica. ROBERTO RIBEIRO DA SILVA (IQ) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PORTAL DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA DO BRASIL (WWW.FORUMEJA.ORG.BR) Configuração do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil, a partir da análise da relação entre o movimento social dos Fóruns de EJA e as possibilidades e potencialidades do ambiente virtual interativo multimídia educativo. Pedagogicamente incorpora a metodologia do estudo do meio, em diálogo com o uso de tecnologias, na perspectiva da construção das histórias dos lugares em diálogo com o uso de tecnologias, na perspectiva da construção das histórias dos lugares em que a EJA se configura . ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
GRUPO DE ESTUDO DA NATAÇÃO ESPECIAL - GENES A FEF, em 2000, implantou o Núcleo de Atendimento Esportivo à Pessoa Portadora de Deficiência, que se transformou em GENES/Grupo de Estudo da Natação Especial. O ensino da natação está pautado na ludicidade/autonomia/afetividade. Aulas: 3as e 5as, de 14h às 16h, no Parque Aquático do Centro Olímpico. O projeto é gratuito. O envolvimento de estudantes promove um enriquecimento curricular. Por meio do projeto, a UnB contribui na socialização do conhecimento e na prestação de serviços à comunidade. ALEXANDRE LUIZ GONÇALVES DE REZENDE (FEF) EXTENSAOFEF@UNB. BR
LIVROS ABERTOS: AQUI TODOS CONTAM! O Projeto de Extensão de Ação Continuada 'Livros Abertos: Aqui Todos Contam' tem por missão formar leitores e desenvolver, em interação com a comunidade, conhecimento acerca da mediação de leitura garantindo assim o acesso da criança à cidadania e à informação, lazer,arte e cultura. EILEEN PFEIFFER FLORES Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA A idéia é congregar os esforços dos trabalhos da extensão voltados para o público jovem, no Observatório da Juventude, a exemplo do já realizado por outras instituições de ensino federais brasileiras. Diversas pesquisas sobrejovens têm sido realizadas pela UnB em diferentes áreas do conhecimento. Pretende-se disponibilizar esse conjuntode informações no site do Observatório (www.ceam.unb.br/oj). Pretende-se também atuar diretamente comintervenções voltadas aos jovens do DF e Entorno. LEILA CHALUB MARTINS (CEAM) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
VÍDEO AULAS E SIMULADORES INFORMATIZADOS NO ENSINO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS E RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA PELO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS A idéia é congregar os esforços dos trabalhos da extensão voltados para o público jovem, no Observatório daJuventude, a exemplo do já realizado por outras instituições de ensino federais brasileiras. Diversas pesquisas sobrejovens têm sido realizadas pela UnB em diferentes áreas do conhecimento. Pretende-se disponibilizar esse conjuntode informações no site do Observatório (www.ceam.unb.br/oj). Pretende-se também atuar diretamente comintervenções voltadas aos jovens do DF e Entorno MARIA VITÓRIA DUARTE FERRARA TOMÉ (FGA) VITFERRRARI@GMAIL .COM
O Ensino de Ciências e o Desafio da Aproximação Universidade-Escola Desenvolvimento de experimentos de ciências de baixo custo nas escolas de Ensino básico da região de Planaltina, desenvolver material didáticos para a as aulas de Ciências e visitas monitoradas ao Laboratório de Apoio a Pesquisa e o Ensino de ciências (LAPEC I) da FUP Jeane Cristina Gomes Rotta ( FUP) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Falando sobre sexualidade com jovens do ensino fundamental: uma proposta reflexiva e motivadora Promoção de espaço aberto e diferenciado, que favoreça o encontro, a troca e a reflexão de quetões relacionadas àsexualidade, permitindo aos adolescentes a coletivização de questões cotidianas e experiências diversas de suashistórias de vida, proporcionando elaborações reflexivas e, consequentemente, produção de novos sentidos e novaspráticas cotidianas. Ao término da proposta pretende-se formar um grupo de jovens multiplicadores habilitados a lidarcom a temática da sexualidade. Flávia Mazitelli de Oliveira (FCE) flaviamazitelli@gmail. com
CIRCUITO DE VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO DISTRITO FEDERAL: FORMAÇÃO PARA A O Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal é desenvolvido desde novembro do ano de 2004 pelo Mat/UnB a partir do trabalho colaborativo e voluntário de sua equipe, intervindo socialmente junto a estudantes e professores de Escolas Públicas, por meio da oferta de vivências em matemática. Conta com a colaboração da SEEDF e instituições públicas e particulares do DF que oferecem cursos de graduação em matemática e pedagogia. A escola se inscreve para receber o circuito. Regina da Silva Pina Neves extensaomatunb@g mail.com
Matemática com Informática Oferecer cursos e minicursos durante o ano, a fim de se ensinar à Comunidade da Região, com didática e tecnologia apropriadas, as noções básicas da Matemática da Educação Básica, com pinceladas no Ensino Superior, fazendo-se uso de softwares livres como apoio didático. PÚBLICO DE INTERESSE: alunos de ensino médio ou graduandos que se interessam em aprender matemática Antonio Luiz de Melo (FUP) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Dialogos com Experiências Educacionais Inovadoras "projeto é uma iniciativa interdisciplinar que reúne professores de duas unidades da UnB (FE e IP), estudantes de graduação e pós, profissionais da educação, pais e educadores de escolas associativistas e da rede pública de Brasília para refletir, desenvolver e sistematizar uma práxis educacional que respeite as crianças e ofereça um ambiente de desenvolvimento de autonomia, colaboração, solidariedade e criatividade. Realizamos fõruns, conferências, grupos de estudo e intervenções em escolas. PÚBLICO DE INTERESSE: professoras, estudantes de graduação e pós-graduação, pessoas já envolvidas ou interessadas no estudo " Fatima Lucilia Vidal Rodrigues (FE) Simone Goncalves de Lima(IP) vidalrodrigues@yaho o.com.br Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Educação Ambiental no Parque Recreativo Sucupira-Planaltina DF "Este projeto é uma iniciativa acadêmica que visa articular ensino, pesquisa e extensão como forma de contribuir para a formação integral de estudantes de Ciências Naturais, Gestão ambiental e Gestão do Agronegócio. Por meio de ações articuladas com escolas de educação básica buscará desenvolver a educação ambiental de forma contextualizada utilizando o Parque Sucupira como laboratório para a construção de conhecimentos sobre o bioma Cerrado e o exercício de práticas pedagógicas inovadoras. PÚBLICO DE INTERESSE: Comunidade de Planaltina - DFe Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais, Gestão Ambiental e Olgamir Amancia Ferreira (FUP) olgamancia@hotmail .com
PIBID Escola: Escola Classe 401 - Recanto das Emas Este projeto visa oportunizar um processo formativo inovador para estudantes de licenciatura da UnB por meio da intervenção interdisciplinar baseada na pedagogia de projetos, onde os licenciandos pibidianos estabelecerão vínculos com suas respectivas áreas de conhecimento. A equipe interdisciplinar passará por processos de observação, reflexão, planejamento e execução de atividades pedagógicas, aliando teoria à prática pedagógica em uma proposta de imersão na EC 401 - Recanto das Emas/DF. Roselir de Oliveira Nascimento (IG) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PIBID Escola: EP210N Este projeto visa a oportunizar um processo formativo inovador para estudantes de licenciatura da UnB por meio da intervenção interdisciplinar baseada na pedagogia de projetos, onde os licenciandos pibidianos estabelecerão vínculos com suas respectivas áreas de conhecimento. A equipe interdisciplinar passará por processos de observação, reflexão, planejamento e execução de atividades pedagógicas, aliando teoria à prática pedagógica em uma proposta de imersão na EP210N. Flavia Motoyama Narita (IDA/Música) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  Este Programa de Ação Contínua, denominado Programa de Iniciação à Docência da Universidade de Brasília - PIBID da UnB, refere-se a uma proposta interdisciplinar de formação qualificada – inicial e continuada – de professores, focada nas licenciaturas, que busca, nesse processo e numa ação articulada entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecer as relações institucionais da universidade com as escolas públicas de educação básica do Distrito Federal e dos estados e municípios parceiros. Ricardo Gauche (IQ)  
Cons-Ciência na Educação Ambiental Identificar, intervir e apoiar as estratégias adotadas por professores de Ciências na abordagem de temas ambientais e no desenvolvimento de projetos sobre educação ambiental nas escolas do DF, visando contribuir para a melhoria da educação ambiental no DF. Patricia Fernandes Lootens Machado (IQ) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formação de educadores na perspectiva da educação popular e da educação de jovens e adultos Propiciar a vivência teórica-prática na alfabetização e formação de educadores de educação de jovens e adultos na perspectiva da educação popular nos espaços da rede pública e da socioeducação, com interface da tecnologia. Maria Clarisse Vieira (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
LEDOC ITINERANTE: SEMINÁRIOS NAS ESCOLAS E COMUNIDADES DE INSERÇÃO Visa a integração da LEDOC nas políticas públicas estaduais e municipais, a incorporação dos princípios pedagógicos e organizativos do curso nas demais escolas do campo, dinamizando o conhecimento dos alunos para com suas comunidades e as escolas em que realizam a inserção no tempo comunidade, além de discutir grandes temas da educação brasileira e da educação do campo, com destaque para a juventude camponesa. Jair Reck Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tecendo a cidadania no campo - EJA nos assentamentos de Reforma Agrária do DF e Entorno O Projeto visa promover a alfabetização e escolarização (1º segmento )de 450 jovens e adultos de áreas de reforma agrária do DF e Entorno . Financiado pelo Pronera, vinculado ao INCRA. Envolve professores da Faculdade de Educação da UnB, estudantes universitários e técnicos administrativos de apoio além de 30 educadores/as do ensino fundamental e 4 coordenadores pedagógicos locais. Os beneficiários indiretos serão as comunidades assentadas onde as salas de aula irão funcionar e adjacências. Claudia Valeria de Assis Dansa (FE) secretariapronera@g mail.com
Escola nas Estrelas O projeto propõe consolidar o grupo de pesquisa de ensino de astronomia, com o intuito de divulgar e popularizar a astronomia e cosmologia nas escolas de ensino básico através de atividades de palestras, oficinas de aprendizagem, observações astronômicas e seções de projeção no planetário ambulante. Além disto, tem a intenção de produzir materiais didáticos auxiliares para o processo de ensino-aprendizagem Paulo Eduardo de Brito Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Musicobiografização na pesquisaformação-ação em Educação Musical O projeto "A Musicobiografização na pesquisa-formação-ação em Educação Musical" que será realizado no semestre de 2017/2 e 2018/1, consistirá em um espaço e momento de trabalho em que se alternarão algumas práticas de documentação narrativa e algumas reflexões metodológicas em torno das potencialidades das estratégias de pesquisa-formação-ação docente de música centradas na produção colaborativa de relatos de experiência docente. Delmary Vasconcelos de Abreu (IDA/Música) delmaryabreu@gmail .com
EducAção - cursinho preparatório O EducAção é um curso preparatório para vestibular, Enem e PAS gratuito voltado para a comunidade de PlanaltinaDF, mais especificamente, para os alunos de escola pública e baixa renda, que não têm acesso aos cursos particulares. Os professores apoiadores do projeto são todos voluntários, graduandos e graduados em licenciatura, em maioria, pela Universidade de Brasília. O projeto EducAção não tem fins lucrativos e não cobra nada de seus participantes, exceto dedicação e empenho. Juliana Eugenia Caixeta eugenia45@hotmail. com
Educação Linguística e Letramentos Múltiplos O Projeto visa ampliar a abordagem dos múltiplos letramentos e letramentos multissemióticos no contexto do Projeto de Licenciatura em Educação do Campo, em escolas do Campo e em outros contextos pedagógicos, trabalhando a linguagem em suas várias possibilidades, tais como: Leitura da diversidade de gêneros discursivos da oralidade e da escrita, de diferentes variedades linguísticas, que circulam na sociedade, em contextos diferenciados de usos. Rosineide Magalhaes de Sousa  
ALUMIAR: práticas e reflexões acerca da imagem nos processos formativos O Alumiar é um projeto de ação contínua, desenvolvido por educadores e estudantes de pedagogia que articula ações de extensão, pesquisa e ensino, tendo como eixo central o debate acerca da imagem e seus vínculos com a Educação. Utilizando tecnologias midiáticas como fotografia e vídeo, visamos contribuir para o fortalecimento de uma educação transformadora e autônoma. Trabalhamos na ampliação da formação discente e investimos na melhoria da qualidade da vivência nas escolas da Rede Pública Andrea Cristina Versuti (FE) andrea.versuti@gmai l.com
Divulgue Ciência O projeto visa capacitar alunos de graduação da Universidade de Brasília para o trabalho de educação e divulgação científica, suprir um déficit educacional no ensino de disciplinas científicas nas instituições de ensino básico do Distrito Federal com abordagem de temas que possibilitem reflexões sobre ciência e promover a interface para trocas de conhecimentos adquiridos entre cursos de graduação da UnB e a educação básica no Distrito Federal. Silene de Paulino Lozz (IB/GEM)  
Eureka: Integração de saberes em ciências O projeto visa a formação integral dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Naturais em consonância com a contribuição com a formação de professores e alunos da educação básica do Distrito Federal, integrando saberes das ciências através de atividades pedagógicas, lúdicas e científicas com o uso da construção de multimeios de divulgação dos conteúdos das ciências naturais com métodos e técnicas inovadoras. Rosylane Doris de Vasconcelos (FUP) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
EM BUSCA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REFORMA AGRÁRIA NO NORDESTE GOIANO, NOROESTE MINEIRO, DISTRITO FEDERAL E ENTORNO presente Projeto de EJA/ Escolarização 2º segmento atuará em assentamentos da Reforma Agrária no NordesteGoiano, Noroeste Mineiro, DF e Entorno. O projeto prevê a participação 10 (dez) monitores de licenciaturas da UnBe estagiários curriculares da LEDOC a serem selecionados, além do quadro de colaboradores em geral jáespecificado. O Projeto conta com recursos financeiros do INCRA/PRONERA, visando a escolarização de 500 joveme adultos. Maria Osanette de Medeiros Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cinema, Memória e Cidadania: uma abordagem sensível para a construção de vínculos sociais de igualdade O projeto consiste em discutir estratégias e implantar projetos que desenvolvam a construção de vínculos sociais deigualdade dentro da comunidade escolar. Tais vínculos constituem eixo fundamental para a interiorização da noçãode cidadania, exercício e vivência da mesma. As narrativas cinematográficas, em sua maioria, filmes curtas ecurtíssimos, servir-nos-ão como meio de uma abordagem sensível das temáticas contempladas no projeto. Lea Maria Carrer Iamashita Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PREENEM-EJA: PREENEM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O curso PREENEM-EJA (PREENEM PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) se justifica pela existência de um grande número de estudantes que concluem o Ensino Médio e logo buscam ingressar no Ensino Superior. Além disso, se justifica também pelo fato do ENEM ser usado atualmente por muitas Universidades e Institutos Federais como modalidade de acesso ao Ensino Superior. A oferta desse curso funciona, então, como uma maneira de incentivar os alunos de escolas públicas de Planaltina e Região Centroeste a seguir estudando e a se prepararem para o ingresso na Educação Superior, no caso, na Universidade de Brasília. Djiby Mane Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Docência online, práticas pedagógicas em Educação Online e Tecnologias aplicadas a Educação O Projeto Docência online e práticas pedagógicas em Educação Online propõe-se a oportunizar formação específicano contexto da Educação Online, em especial para a docência online, a futuros professores de Educação Física(estudantes de graduação), pós-graduandos (estudantes de mestrado e doutorado) e professores do magistériosuperior que tenham interesse em desenvolver propostas educacionais mediadas por tecnologias. Rosana Amaro (FEF) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Textos de divulgação científica na formação do professor de Ciências Esta proposta contempla a administração de uma revista eletrônica voltada à divulgação científica. Trata-se deresposta à diminuição e/ou extinção de textos de divulgação científica voltados para professores em revistas comoQNEsc, RBEF e RMU, como verificado por levantamentos preliminares de pesquisas que vimos realizando. O projetotambém pretende levar licenciandos a conhecer aspectos fundamentais da produção de textos de divulgação científica, acrescentando saberes relevantes à sua formação Daniel Perdigão Nass Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só uma situação de aprendizagem. Desta forma, este projeto visou apresentar atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem de matemática para os alunos da FGA. Nesse sentido, o conhecimento pode ser desenvolvido de maneira prazerosa, dentro de uma prática rica em expressão, interação e comunicação, garantido o lugar do lúdico na solução de problemas matemáticos Ronni Geraldo Gomes de Amorim (FGA) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do DF: aprendendo Matemática em grupos de estudos com estudantes da educação básica e do MAT/UnB Apresenta-se um projeto que tem como foco a educação científica, tecnológica e matemática. Resultados oficiais mostraram que os índices de aprendizagem em matemática continuam problemáticos e inadequados a uma educação científica e a relação entre escola e a tecnologia ainda carece do desenvolvimento de práticas que a tornem eficaz. Kellcio Oliveira Araujo (MAT) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Centro de Memoria Viva: Documentação e Referência em Ed Popular, EJA e Movimento Sociais do DF Programa Centro de Memória e Documentação em Educação Popular, EJA e Movimentos Sociais do DF tem porfinalidade constituir a memória coletiva da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos no DF por meio dacoleta, organização, sistematização e organização de documentos, imagens, audiovisuais e história oral de atoressociais representativos da história da EJA no Distrito Federal para constituir um acervo próprio em dois formatos,físico e virtual. Erlando da Silva Rêses (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Integração Universidade de Escola Levar os professores a: - identificarem e dimensionarem problemas no ensino de química e ciências, focalizando demodo integrado, as relações entre sujeito que conhece (aluno), objeto de conhecimento (conteúdo) e atuaçãomediadora de outro indivíduo (professor e condições de ensino); - implementarem e avaliarem propostas de soluçõespara os problemas identificados - construírem uma proposta pedagógica para o ensino de química e de ciências. Patrícia Fernandes Lootens Machado(IQ) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Consultoria Colaborativa nas Escolas Públicas de Samambaia/DF A presente proposta visa orientar através de palestras e consultorias aos professores de sala de aula da rede de ensino público de escolas regulares da Região Administrativa de Samambaia/DF com objetivo de oferecer e criar estratégias de ensino para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais ou alunos que apresentem dificuldades funcionais em sala de aula, como transtornos globais do desenvolvimento, transtornos psicomotores, distúrbios de aprendizagem e outro tipo de dificuldade. Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga (FCE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Semeadores de investigação (SEMILLERO): educação, transformação e alegria na prática docente. Projeto Semeadores de investigação: educação, transformação e alegria na prática docente (SEMILLERO) propõeum espaço de pesquisa e extensão interdisciplinar e intercâmbio de ideias, projetos, práticas e pessoas que desejemtransformar a prática docente com alegria, rigorosidade investigativa e práticas extensionistas. Seu desenvolvimentose dará em encontros com estudantes e professores, com coordenação colegiada. Suas ações e discussões sedarão em nível local, nacional e internacional. Fátima Lucilia Vidal Rodrigues (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Universidade e Escola Sem Muros O Projeto Universidade e Escola Sem Muros será desenvolvido por professoras e estudantes do curso deGraduação em Pedagogia, demais Licenciaturas e da Pós-Graduação em Educação da FE da UnB. Atuará no Centrode Ens. Fund. 801 do Recanto das Emas, com foco de de atuação junto a professores, gestores e crianças dos 1º ao3º ano do ensino fundamental . Possui caráter interdisciplinar expresso nos seguintes eixos temáticos: Organizaçãodo trabalho pedagógico e Linguagens, Alfabetização e Narrativas. Paula Gomes de Oliveira (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
UNB KIDS O UNB KIDS é um projeto de extensão de ação contínua composto por duas ações: UnB Kids - Super Sábado eUnB Kids - Programa de Verão e Inverno. Essas ações visam oferecer atividades de enriquecimento e mentoria aalunos da Educação Básica com idade entre 8 e 17 anos de idade, vinculados a escolas das redes públicas eprivadas da rede de ensino do Distrito Federal e Entorno. Jane Farias Chagas Ferreira. (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O ESTUDANTE NÃO É MAIS AQUELE! DESAFIOS E FORMAÇÃO programa O ESTUDANTE NÃO É MAIS AQUELE! DESAFIOS E FORMAÇÃO visa capacitar aproximadamente200 docentes da Educação Integral do Ensino Médio para trabalharem com a pedagogia de projetos, metodologiasativas atreladas às mídias educacionais e à linguagem audiovisual, contribuindo para que nessa modalidade deensino haja maior interação educativa entre professores e alunos. Antônio Fávero Sobrinho (FE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como está o Clima e a Água na Escola: práticas pedagógicas da Educação Ambiental para o enfrentamento das Mudanças do Clima, Planaltina (DF) Visa desenvolver um mapeamento e estudo das ações pedagógicas sobre o Clima e a Água desenvolvidas noensino fundamental das escolas públicas do entorno da Estação Ecológica de Águas Emendadas, Planaltina (DF). Ea partir desses dados coletados e analisados, elaborar um curso de oito horas para os educadores e lideranças daregião sobre o papel da Educação Ambiental frente aos problemas da mudança do clima e da água. Ireneu Tamaio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.