Objetivo do Fórum: Abrir espaço para discussões sobre as necessidades e desafios enfrentados pelos coordenadores no cotidiano do exercício de sua função, possibilitando um diálogo aberto entre Decanato e as coordenações de curso.

Temática de Discussão dos Eventos: Excelência Acadêmica via Inovação no Ensino, Redução da Retenção e da Evasão.

Objetivos Intermediários:

i. Busca de Projetos Inovadores de Graduação

ii.Fomento da Formação Continuada de Professores e Coordenadores

iii.Acolhimento de Alunos em Situação Vulnerável

iv.Diagnóstico e Solução de Pontos de Retenção Visando Redução de Taxas de Reprovação e Evasão

Estrutura do Fórum ao longo do Ano:

Dados os objetivos do Fórum, propõem-se as seguintes temáticas para discussão ao longo de 2017:

- Construção da Matriz da Vida do Aluno na Universidade, que busca mapear os processos e procedimentos pelo qual o aluno passa ao longo de sua estadia na UnB, dando subsídios a alunos, professores, coordenadores e funcionários a melhor entender como funcionam as oportunidades e serviços a disposição dos estudantes. Pretende-se que a matriz sirva de insumo para a reformulação do Guia do Calouro e de um Guia do Coordenador de Graduação (ii).

- Disciplinas de Serviços e taxas de Reprovação: As disciplinas de serviço são tipicamente disciplinas de início de curso e, algumas delas, apresentam altas taxas de reprovação. Dado sua posição no fluxo e sua interdependência com outas disciplinas nas cadeias curriculares, elas podem causar problemas de retenção que, se não solucionados a tempo, podem levar à evasão do aluno. Dessa forma, a discussão visa o mapeamento dos estrangulamentos e retenções e debate sobre possíveis soluções (iv).

- A Eficiência do Processo de Reintegração: A proposta nessa temática é discutir as causas que levam os alunos ao desligamento e como remediá-las antes que o desligamento ocorra. Caso esse seja inevitável, avaliar como podemos tornar nossa política de reintegração mais eficiente, de modo a evitar reintegrações sucessivas e garantir que o aluno conclua seu curso no menor tempo possível (iii; iv)

- A Tutoria, a monitoria e os demais programas de apoio ao ensino: Algumas disciplinas apresentam altas taxas de reprovação, principalmente quando essas são analisadas em contexto de grupos específicos de vulnerabilidade. A proposta em questão visa discutir como os instrumentos de apoio ao professor disponíveis na universidade podem ser melhorados para de forma eficiente sanar essas dificuldades e melhorar o desempenho dos alunos. Busca-se discutir, principalmente, novas estratégias de engajamento, que motivem tanto aluno quanto professor e que, por isso, resultem em melhores índices de aprovação (i; iii; iv).

- A mudança de curso: A mudança de curso consiste em um tipo específico de evasão – enquanto o aluno não sai da sua instituição de curso superior, ele saiu do seu curso inicialmente escolhido. É importante entender as causas da mudança de curso e seus padrões para buscar redigir melhores instrumentos que permitam que o aluno tenha um maior apoio na sua escolha. Isso implica em fornecimento de informações ao potencial aluno e à orientação e possível realocação uma vez aluno.

- A Infraestrutura da Universidade: A proposta visa discutir que medidas, ao alcance da universidade, poderiam ser tomadas de forma a alavancar o bom funcionamento das disciplinas e dos alunos. Propõem-se discutir como os diversos atores e alternativas podem contribuir para uma melhor gestão do espaço, visando assim o ensino mais eficiente (iv).

- Discussão de Iniciativas não tradicionais: Buscando a formação continuada de professores e um maior engajamento dos alunos, a proposta visa discutir métodos alternativos de ensino que considerem técnicas modernas e inovadoras que possam ser utilizadas para a redução de reprovações e melhoria de desempenho. Acredita-se que, se usadas de maneira adequada, plataformas à distância, online, mobile e outros instrumentos tecnológicos ou não podem ser auxiliares ao aprendizado em sala de aula, permitindo aulas mais interativas e dinâmicas (i; ii; iv)

- O Acolhimento a grupos específicos: A diversidade da universidade é benéfica, entretanto, acredita-se que principalmente aqueles em situação vulnerável exigem a previsão de procedimentos adequados, acolhimento, acompanhamento e avaliação diferenciados. Isso implica instrumentalizar professores e coordenadores a lidar com as dificuldades do cotidiano desses alunos, visando intensificar sua integração ao ambiente universitário e, consequentemente, alcançar os benefícios da permanência e formatura (iii).