Apresentação do Curso
1.1 Quadro-síntese de identificação do Curso
Exposição sintética de dados de identificação do Curso, recomendada para caracterização panorâmica da proposta pedagógica e auxílio na redação do parecer definitivo do relator na Câmara de Ensino de Graduação - CEG.
a) Denominação
b) Grau acadêmico (Bacharelado ou Licenciatura)
b) Códigos de identificação em sistemas (e-MEC / SIGAA)
c) Modalidade (presencial ou a distância)
d) Turno de funcionamento
e) Unidade Acadêmica ofertante
f) Carga horária mínima do Curso
g) Carga horária por componentes curriculares obrigatórios
h) Carga horária por componentes curriculares optativos (que podem incluir a carga horária em cadeias de seletividade, a carga horária máxima de componentes eletivos e das atividades complementares, quando optativas do Curso).
i) Carga horária de extensão
k) Carga horária mínima em atividades complementares (somente no caso de estas serem obrigatórias).
l) Número de vagas anuais
⇨ Convém que se explicite no PPC o embasamento, a partir de estudo, que justifique o quantitativo de vagas existente.
m) Prazo de integralização (limites mínimo e máximo de permanência, com especificação da carga horária mínima e máxima por nível)
n) Data de início de funcionamento
o) Atos autorizativos do Curso — ato de criação, ato de reconhecimento e ato(s) de renovação de reconhecimento, conforme o caso, de acordo com o expresso no Cadastro e-MEC.
Registro recomendado para apresentar as formas de ingresso no Curso (primárias e secundárias) e o quantitativo de vagas por período do ano.
Formas de ingresso possíveis na UnB:
a) Primárias (Vestibular, Vestibular de Habilidade Específica – HE, Programa de Avaliação Seriada – PAS, Programa de Estudantes Convênio de Graduação – PEC-G, entre outros);
b) Secundárias (Transferência Facultativa, Portador de Diploma Superior, dentre outras).
⇨ Inclui-se abordagem sobre sistema de cotas sociais e raciais ou sobre outras ações caracterizadas como políticas institucionais de ingresso.
Descrição recomendada para expor a trajetória do processo, incluindo a menção a documentos de aprovação do PPC pelas instâncias competentes da unidade acadêmica.
a) Apresentação do histórico do processo
b) Ato(s) de aprovação do PPC pelo Colegiado do Curso e pelo Conselho da Unidade
1.4 Contexto histórico acadêmico
Registro, em subtópicos distintos, sobre a UnB, a unidade acadêmica e o Curso, recomendado para situar, histórica e contextualmente, a IES, a unidade ofertante e a proposta pedagógica.
a) Da UnB (seu entorno, demandas sociais que levaram à sua criação e expansão, marcos históricos associados).
b) Da Unidade Acadêmica (criação e transformações observadas ao longo dos anos).
c) Do Curso (apresentação do Curso e menção a demandas sociais regionais que justificaram a criação, principais modificações no funcionamento verificadas desde sua implantação).