A matrícula em componentes curriculares é feita antes do início de cada semestre por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o Sigaa.

Geralmente, em meados de um semestre, a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) já estão elaborando o calendário de matrícula para o semestre seguinte. Esse calendário é publicado geralmente ao final do semestre antecedente. Desse modo o estudante tem um período para analisar seu histórico e elaborar o seu plano de matrícula para quando se iniciar o período de solicitação de matrícula.

Os calouros são os únicos que não precisam solicitar a matrícula, pois, para o primeiro semestre, a SAA realiza a matrícula automática para o primeiro semestre de cada curso. Assim, estão garantidas aos calouros as vagas nas disciplinas que compõem o semestre inicial de sua jornada acadêmica.

Para os demais estudantes, será necessário um cuidado constante com sua grade, pois todo início de semestre, antes de iniciar a solicitação de matrícula, é imprescindível que se saiba onde se está no fluxo do seu curso, para que se possa elaborar um plano de matrícula, considerando sua grade curricular. Desse modo, no início do período de matrícula o estudante terá condições de tomar melhores decisões e fazer escolhas mais seguras quanto à matrícula.

Saiba mais: